D. Yolanda recebe hoje Prêmio Personalidade

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Honraria da Câmara de Comércio Brasil-EUA reconhece empresários que estreitaram relações entre as duas nações

A presidente do Grupo Edson Queiroz, D. Yolanda Vidal Queiroz, recebe hoje, em Nova York, o Prêmio Personalidade do Ano outorgado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. A premiação será entregue pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Sr. Clifford M. Sobel, durante jantar no Grand Ballroom do Hotel The Waldorf Astoria.

O Diário do Nordeste ouviu empresários que expressaram sua admiração por D. Yolanda Queiroz e destacaram a importância da honraria, não só para os cearenses, mas também para todos os brasileiros.

Há 39 anos, a organização homenageia dois líderes empresariais de destaque — um brasileiro e outro americano —, que foram reconhecidos por estreitar as relações entre as duas nações.

Em cada edição, as comunidades internacionais nos campos empresarial, financeiro e diplomático se reúnem para reconhecerem o trabalho dos agraciados.

No caso de D. Yolanda Queiroz, o prêmio se reveste de uma importância maior, pelo fato de ela ser a primeira mulher a receber a comenda, e o Grupo Edson Queiroz ser o primeiro da região Nordeste a ser reconhecido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, por sua contribuição ao desenvolvimento dos negócios entre os dois países.

A homenagem foi oficializada no último dia 22 de janeiro, em Fortaleza, quando D. Yolanda recebeu do presidente emérito da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, Sr. Vicente J. Bonnard, carta da entidade informando sobre a escolha. Na ocasião, ele proferiu essas palavras: ´A indicação de D. Yolanda Queiroz se deu em primeiro lugar por ela ser mulher, segundo por ela ser destaque como executiva à frente de um grupo empresarial, e ainda como uma homenagem estendida à memória do empresário Edson Queiroz, que, com sua esposa, foi o primeiro casal a comparecer aos nossos jantares em Nova York´.

Solenidade prestigiada

A entrega da honraria à presidente do Grupo Edson Queiroz foi acompanhada pelo governador do Ceará, Cid Gomes, e por grupo de empresários cearenses, liderado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Roberto Macêdo, que viajaram a Nova York especialmente para a ocasião. Nos anos anteriores, a lista de homenageados americanos incluiu nomes ilustres como Nelson Rockefeller, Henri Ford II e David Rockefeller. Do lado brasileiro já foram agraciados Delfim Netto, Roberto Marinho, José Ermírio de Moraes Filho, Jorge Gerdau Johannpeter e Roger Agnelli.

O QUE ELES PENSAM
Engrandecimento do Ceará

É um momento de engrandecimento do Ceará, pela história do Grupo Edson Queiroz, pela constância de propósito de D.Yolanda, pelo fato de que soube dignificar os ensinamentos do chanceler. Ser a primeira mulher a receber o prêmio, é motivo de alegria e reconhecimento de todo cearense. É um exemplo para todos nós. Ko

Régis Dias
Presidente em exercício da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio)

Considero que ela é merecedora do Prêmio Personalidade do Ano, que está sendo entregue hoje, em Nova York. O gesto honra a todos os empresários cearenses e brasileiros. É uma forma de homenagear principalmente a mulher empresária, muito bem representada por D. Yolanda Queiroz.

Verônica Perdigão
Diretora para Assuntos Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)

Em primeiro lugar, destaco a sua imensa capacidade de após a morte do empresário Edson Queiroz, de conduzir o Grupo. Portanto, nada mais justo, que receba uma distinção como essa. D. Yolanda deu todas as provas de que é merecedora, por méritos próprios, tanto em âmbito nacional como internacional, ao comandar uma megaholding.

Cid Alves
Presidente Sindilojas

É de suma importância uma instituição internacional visualizar no Brasil, no Nordeste, no Ceará, uma figura como D. Yolanda que provou, após a ida de Edson Queiroz, que não era seu apêndice, mas uma companheira, uma grande genialidade, que tomou conta com competência do Grupo, sem esquecer a visão humanística. Ko

Stefânia Pinheiro
Presidente da Associação das Lojistas e Líderes Femininas (Alfe)
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.