Parceria entre instituições promove consultas oftalmológicas gratuitas em bairros de Fortaleza

As consultas serão realizadas aos sábados, a partir das 8h, e passarão por diversas comunidades; 800 óculos serão doados

Escrito por Redação ,
foto exame 1
Legenda: Dr. George Carneiro, presidente da SCO, faz parte da equipe médica que realiza as consultas
Foto: Divulgação

Até novembro, a campanha “20/20 Um Olhar Para o Futuro” oferece consultas oftalmológicas gratuitas a pessoas de comunidades carentes de Fortaleza. O projeto, que vai distribuir 800 óculos de grau em comemoração ao Dia Mundial da Visão (8 de outubro), é uma parceria entre a Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), o Instituto Ver e Viver (IVV) e o Lions Club.

As consultas serão realizadas sempre aos sábados, a partir das 8h, e não necessita inscrição prévia. O atendimento itinerante será nesta semana, no bairro Jangurussu, na Escola Lions (Tv. Lions Clube, 141). As comunidades contempladas são mapeadas pelo Lions Club.

A oftalmologista e vice-presidente da SCO, Hissa Tavares, explica que essa seleção serve para diagnosticar problemas de visão que devem ser corrigidos com óculos. “Os pacientes já vão estar triados. As pessoas, às vezes, acham que todo mundo precisa usar óculos”. 

foto exame
Legenda: A triagem será feita para diagnosticar problemas de visão que devem ser corrigidos com óculos
Foto: Divulgação

Os 800 óculos destinados à campanha serão fornecidos pelo Instituto Ver e Viver. “Nós vamos levar para um laboratório, produzir os óculos e entregar 40 dias após a data da realização da consulta”, destaca o coordenador do IVV, Rafael Botelho. Segundo ele, a quantidade foi estabelecida conforme outros trabalhos semelhantes. “A cada vez que as pessoas passam pela etapa de triagem, sete devem precisar usar óculos”, informa. Esse número corresponde a 80% dos inscritos.

Por causa da pandemia de Covid-19, os exames serão realizados de acordo com as medidas de segurança. “Uso de máscara, higienização das armações, porque as pessoas vão escolher, e dos equipamentos ao fim de cada consulta. O Lions está trabalhando com a política de agendamento. São cinco sábados para diluir a aglomeração”, detalha Botelho.

Assuntos Relacionados