Moradoras do bairro Barroso inauguram clínica social especializada em saúde feminina

Espaço foi inaugurado no sábado e oferece, além de atendimento médico, serviços de acompanhamento jurídico e social de forma gratuita

Escrito por Redação ,
Legenda: Clínica especializada no Barroso é aberta para atender mulheres
Foto: Divulgação

Sentindo a necessidade de atendimento especializado em saúde feminina, 10 moradoras do bairro Barroso, em Fortaleza, resolveram criar uma clínica social para atender mulheres da comunidade. O espaço, que foi inaugurado no último sábado (8), oferece especialidades médicas que vão desde o acompanhamento com psicólogo até clínica geral, além de estar preparado para realizar até 50 exames preventivos, como ultrassom, por mês, conta com o apoio do Instituto Compartilha.

A iniciativa se organiza como instituição e o nome do espaço já foi definido. “Vamos ser o Instituto Sonhando e Realizando. Somos uma clínica social, aqui ninguém vai pagar”, explica Manuela da Silva, de 36 anos, uma das moradoras por trás da ação.

As consultas são feitas em parceria com o Instituto Compartilha, que coordena iniciativas de assistência há mais de 60 anos, por meio do projeto Compartilha Saúde. “Nós, na pandemia, trabalhamos com algumas comunidades, fazemos assistência com vários profissionais. Eles conheceram o nosso trabalho e pediram para ver como poderíamos fazer essa parceria. Vamos trabalhar a assistência a toda a comunidade do Barroso. Fizemos um mapeamento do que eles estavam precisando mais. Isso é muito necessário porque a gente vê que a fila de espera é muito grandiosa”, relata Helenir Rocha, presidente do Instituto Compartilha.  

Para que o espaço ganhasse forma, o grupo de mulheres contou com solidariedade dos moradores do Barroso. Até a sede da clínica é fruto de doação da comunidade, explica Manuela. “A mãe de uma das mulheres do nosso grupo tinha uma casa que não usa. Fui conversar com ela, mostrei o projeto, e ela nos cedeu a casa. Não pagamos aluguel, a única coisa que pagamos é água e luz”, aponta.

Para receber os futuros pacientes, o Instituto também contou com apoio dos moradores do Barroso. Tudo em tempo recorde. Manuela calcula que, entre o recebimento da casa e a abertura para atendimento, passou apenas um mês. “O grupo recebeu tudo: tinta, cimento, massa e trabalho de pedreiro. Tudo doado. Foram uns 10 dias de obras”.  

A procura pelas especialidades surpreendeu Manuela. “Nós esperávamos receber até 100 pessoas no sábado, recebemos 273”, comemora. Apesar do público feminino ser a prioridade para acolhimento da clínica, homens também serão recebidos no local. “A gente não vai abandonar”, brinca Manuela, “Eles também vão ter todo o atendimento, mas por enquanto nós estamos focando nas mulheres”, ressalta.  

Necessidade  

A ideia para montar uma clínica popular no Barroso veio no começo de 2020 após conversas entre as fundadoras sobre saúde feminina. “Nós temos um grupo formado por mulheres que fazem aulas de zumba no Barroso. Percebemos nas conversas que algumas mulheres não faziam prevenção porque os médicos eram homens e os maridos não deixavam. Somos dez. Oito mulheres não fizeram exame por causa disso”, relembra Manuela.

Legenda: 273 mulheres foram atendidas no dia da abertura da clínica especializada
Foto: Divulgação

O impeditivo foi o ponto de partida para a criação do espaço e também preenche outra carência já sentida pelos moradores. “Nós também não temos posto de saúde aqui por perto. Veio a ideia de criar uma clínica para isso”, complementa a organizadora.  

A potencialidade do Instituto já apareceu na inauguração. Segundo Manuela, durante os procedimentos oferecidos no espaço, três mulheres constataram sinais de câncer. “Dois cânceres de colo de útero, visto em uma transvaginal, e outra com suspeita de câncer de mama. A gente já tá tentando atendimento para essas pessoas”, aponta.

Atendimento  

Por enquanto, o espaço funciona às quintas e sextas, das 9h às 17h. A expectativa da organização é que 200 atendimentos aconteçam por semana. É preciso agendar presencialmente a consulta na clínica, após um pré-cadastro, e atentar para documentação. “Antes de realizar o atendimento nós fazemos um pré-cadastro da família para gente conhecer e ver as necessidades de cada um. Daí, como a clínica é física, vai ficar uma pessoa na clínica para agendamento. É preciso levar o RG para identificação”, enumera Manuela.  

Shirlene Maria de Sousa foi uma das pacientes atendidas no sábado (7), durante o evento de inauguração. Ela conta que a experiência foi positiva, visto que conseguiu realizar três procedimentos, o que não estava em seus planos. “Eu tinha marcado só um atendimento, mas graças a Deus deu para fazer prevenção, ultrassom e clínico. Os médicos que estavam lá são muito legais, muito simpáticos, atenderam super bem. Coisa que a gente ia pagar, eu consegui lá de graça e fui bem recebida. Com certeza, se tiver a especialidade que eu precisar, vou lá de novo”, destaca.

Apesar do foco principal ser a saúde feminina, principalmente na prevenção de cânceres, o Instituto Sonhando e Realizando também oferece outros serviços para comunidade. “Nós contamos com um setor jurídico e nós temos assistentes sociais aqui também”, ressalta. De acordo com a organizadora, o Instituto Sonhando e Realizando deve receber moradoras do Barroso e adjacências, e está localizado na Rua G, N° 3720, Barroso.  

Especialidades oferecidas no Instituto Sonhando e Realizando
Fonoaudióloga
Nutricionista
Psicóloga
Ultrassonografia
Clínico Geral
Atendimento Jurídico
Massoterapia