Homem viraliza ao dar banho em cachorros na Beira Mar; fotógrafa arrecada doações

Billy e Ralph, os cachorros, ganharam ração e há doadores oferecendo o pagamento de vacinas e castrações. Luís Carlos Félix dos Santos, dono dos bichinhos, também recebeu alimentos e doações em dinheiro.

Escrito por Redação ,
Fotografia de Zé Carlos com os cachorros Billy e Ralph
Legenda: Zé Carlos e seus dois cachorros, Billy e Ralph
Foto: Luciana Otoch

Assim como faz diariamente, Luís Carlos Félix dos Santos - o Zé Carlos -, de 43 anos, dava banho em Billy, seu cachorro de estimação, no calçadão da praia do Mucuripe, em Fortaleza, quando a fotógrafa Luciana Otoch viu a cena e decidiu registrar, há uma semana. O homem, que mora em um barraco montado na areia da praia, não poderia imaginar o quanto o vídeo chamaria atenção nas redes sociais, já que cuidar de Billy e Ralph, seu outro cachorro, é apenas parte da rotina.

Foi quando Luciana mostrou para Luís a quantidade de pessoas que gostariam de ajudá-lo que ele começou a entender como o gesto de amor pelo animal sensibilizou os usuários das redes.

"Ele mostra um amor, um cuidado grande pelos cachorros. Isso é o que acho que pegou todo mundo, foi essa ligação dele. É uma pessoa que tem tão pouco e ainda pega o pouco que tem e divide com os cachorros, dá amor e dá carinho”, relata Luciana. 

A fotógrafa mora em um prédio em frente ao local em que está montado o barraco de Luís Carlos. Conversando com ele e com outros moradores do condomínio que já o conheciam, ela descobriu que o homem perdeu a esposa em maio. Desde então, ele mora neste ponto da praia e sobrevive fazendo bicos, ajudando pescadores e funcionários de barracas. 

Segundo Luciana, foi difícil convencer Luís Carlos a receber ajuda de quem gostaria de contribuir para melhorar sua situação. Depois de diversas conversas, ele reconheceu que precisava de algumas roupas e alimentos.

A fotógrafa tem repassado dinheiro de doadores diretamente para Luís desde a publicação do vídeo. Usuários das redes sociais doaram ainda ração para os cachorros e se prontificaram a arcar com os custos de vacinas e cirurgias de castração de Billy e Ralph. 

Zé Carlos e o cachorro Billy fotografados por Luciana Otoch
Legenda: Zé Carlos dá banho nos cachorros no calçadão como parte da rotina. O amor pelos animais chamou atenção da fotógrafa
Foto: Luciana Otoch

Para que Luís entendesse o amor que estava sendo enviado a ele, Luciana mostrou as mensagens deixadas em seu perfil no Instagram. Como ele não sabe ler, a fotógrafa procurou apontar todos os emojis de coração que foram destinados ao gesto de carinho registrado.

“Ele não consegue dimensionar o impacto que ele gerou nas pessoas. Foi uma chuva imediata de gente do Brasil inteiro querendo ajudar”, explica. 

Os próximos passos, além de continuar repassando as doações para Luís, são auxiliá-lo a tirar novas cópias de seus documentos. Luciana explica que o morador tem apenas uma carteira de identidade velha e rasgada.

“Não tem um objetivo exato, o objetivo é ajudar”, diz ela sobre a continuidade das doações.

Para quem é de Fortaleza, ela recomenda visitar a praia do Mucuripe, perguntar por Luís e entregar doações onde ele mora. Quem não puder fazer a visita, pode procurá-la por sua conta do Instagram. “Que essa corrente do bem se multiplique e a gente possa transformar a vida dele em algo melhor”, diz ela no post que mostra um vídeo de Luís Carlos agradecendo as doações. 

Assuntos Relacionados