Adolescente descobre molécula que impede infecção pelo novo coronavírus

A jovem recebeu o prêmio de Melhor Jovem Cientista da América de 2020 pela descoberta

Escrito por Redação ,
Legenda: Garota de 14 anos encontra molécula que impede infecção por Sars-CoV-2.
Foto: Divulgação

A adolescente Anika Chebrolu, 14 anos, recebeu o prêmio de Melhor Jovem Cientista da América de 2020 pela descoberta de um possível medicamento antiviral que pode se ligar ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), e inviabilizá-lo. Por conta da descoberta, a adolescente, que estuda nos Estados Unidos, ganhou, ainda, US$ 25 mil (R$ 140 mil) do comitê da premiação.

Anika Chebrolu usou, em sua pesquisa, simulações de computador para rastrear, entre milhões de moléculas, quais seriam capazes de se ligar à proteína spike do Sars-CoV-2. Como explicam os especialistas, é justamente essa espícula que o novo coronavírus utiliza para entrar nas células humanas. Ou seja, bloqueá-la impede que o microrganismo infecte as células.

Chebrolu encontrou a molécula com melhor atividade farmacológica e biológica em relação à proteína spike do patógeno dentre todas as analisadas. A substância escolhida, como explicam os organizadores do prêmio, pode ser uma droga para o tratamento eficaz de Covid-19.

Premiação

A premiação tem o objetivo é incentivar o interesse dos jovens por tecnologia, e é promovida pela empresa norte-americana 3M Company em parceria com a Discovery Education. Alunos do ensino fundamental dos Estados Unidos devem enviar um vídeo propondo uma solução para algum problema cotidiano para participar da premiação.

"Apesar dos desafios, como se ajustar às novas normas de ensino à distância e participar de eventos virtuais, os finalistas do 3M Young Scientist Challenge (como o prêmio é chamado) desse ano quebraram barreiras com coragem, criatividade, pensamento inovador e entusiasmo, tudo em nome da aplicação da ciência para melhorar vidas", afirmou em comunicado Denise Rutherford, uma das responsáveis pelo prêmio.

Outros nove jovens foram finalistas da premiação e seus projetos incluíam um dispositivo que detecta partículas invisíveis na água, uma luva robótica e uma fonte de energia renovável. 

"A 3M é inspirada por esses jovens inovadores e celebramos cada um deles", afirmou Rutherford. "Nossos mais sinceros parabéns à vencedora desse ano, Anika Chebrolu, e nossos agradecimentos a todos os finalistas do 3M Young Scientist Challenge."