Mostra "Cenas de Quarentena" reúne e premia filmes cearenses produzidos durante a pandemia

Onze produções estarão disponíveis no canal da TV Unifor no YouTube. Votação popular vai definir as três obras que mais se destacam da programação

Escrito por Redação ,
Curtas-metragens foram realizados em casa, utilizando smartphones e iluminação ambiente (Foto: imagem do curta
Legenda: Curtas-metragens foram realizados em casa, utilizando smartphones e iluminação ambiente. Imagem do curta "Violão em Quarentena", de Jorge Alberto Nunes Falcão de Oliveira

A arte cinematográfica tem a força de revelar histórias e permitir a reflexão. Pensando nisso, a mostra "Cenas de Quarentena" reúne filmes cearenses produzidos durante a pandemia. 11 trabalhos participam da iniciativa realizada pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

A partir de quarta-feira, 1º de julho, os curtas-metragens estarão disponíveis no canal da TV Unifor no YouTube. O público pode ajudar a escolher os três filmes que mais se destacaram. A votação segue até 15 de julho. As obras com mais curtidas serão premiadas. O diretor ou diretora da obra vencedora ganhará um tablet.

A mostra é uma parceria entre TV Unifor e o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. "Cenas de Quarentena" revela a expressão artística dos estudantes durante o período de isolamento social. Os curtas caseiros têm até três minutos de duração.

Os filmes serão transmitidos também pela TV Unifor (canal 181 da NET e 14 da Multiplay), junto a entrevistas com os realizadores.

Saiba quais são os curtas-metragens participantes.

"Angústia" (Dinorá Melo Ximenes);

"Aniversário de um ano" (Eziele Rebeca Girão da Silva);

"Corpo calado" (Vitória Régia Cunha Aderaldo);

"Destroço" (Gabriela Santos Jardim e Livia Soares Castelo Meireles);

"Fiat Lux" (Antônio Augusto Vasconcelos de Moura, Eziele Rebeca Girão da Silva e Kauê Nogueira da Silva);

"Macio como vidro" (Julia Pierre Luz);

"Nada" (Daniel Sobral da Silva);

"Passa Tempo" (Gabriela de Castro Nogueira e Clara Gomes de Andrade)

"Pneumatófaros" (Livia Soares Castelo Meireles e Gabriela Santos Jardim)

"Reflexo Adentro" (Alian Souza Minerva);

"Violão em quarentena" (Jorge Alberto Nunes Falcão de Oliveira).

Mais de quarenta inscritos participaram do processo de seleção. A comissão de seleção utilizou como critérios de classificação a originalidade das obras, o bom uso dos recursos disponíveis e a qualidade técnica das realizações. 

Integraram o time da comissão os cineastas, pesquisadores e docentes Lis Paim e Marcelo Müller; Max Eluard, produtor, professor e diretor da TV Unifor; e as egressas do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Bárbara Cariry e Emilly Guilherme, ambas realizadoras e produtoras em audiovisual.

Serviço
Mostra Unifor "Cenas de Quarentena". Exibição online dos filmes aqui.

Votação aberta de 1º a 15 de julho. Os três filmes com mais likes serão premiados com um tablet cada.