Exposição 'Arte por Artista' promove reencontro com linguagens artísticas em Fortaleza

Em cartaz até janeiro de 2021, a mostra reúne 33 obras de 24 artistas cearenses, entre esculturas, pinturas e fotografias

Escrito por Redação ,
Legenda: Diferentes estruturas de esculturas compõem a mostra e conferem nuances de formatos
Foto: Rogério Lima

Com a retomada de algumas atividades presenciais, visitar e ter experiências com arte voltou a ser realidade em Fortaleza. Uma das opções de programação para aproveitar na Capital é a exposição ‘Arte por Artista’, que reúne 33 trabalhos de 24 artistas cearenses em diversas linguagens, entre pinturas, esculturas e fotografias. Inaugurada neste mês, a mostra fica em cartaz até janeiro de 2021. 

Criado em julho deste ano pelas curadoras Andréa Dall'Olio e Lílian Quinderé e por Veridiana Brasileiro, o projeto surgiu a partir de um anseio de propagar tanto a arte quanto quem a faz. Inicialmente, a ideia delas era aproximar o público com visitas virtuais aos ateliês dos artistas. A mostra fica abrigada no Espaço Cultural Ana Amélia, do Hotel Sonata de Iracema. 

A fotógrafa Ingrid Barreira é uma das artistas a expor na mostra. Com a imagem da pesca da lagosta na Praia de Peroba, em Icapuí, Ingrid retrata um conjunto em sintonia de uma luz pouco antes do amanhecer com o brilhante azul do mar.

“Aquela imagem fiz no primeiro dia depois do defeso da lagosta. Saí de madrugada num barco junto dos pescadores, eram mais de 200 embarcações. Nós entramos no mar antes do amanhecer e, nas primeiras luzes, eu fiz essa foto. Pra mim, é uma pintura, Deus mandou essa imagem a mim”, explica Ingrid sobre o processo de produção da foto. 

De acordo com a fotógrafa, a retomada de atividades artísticas é recebida com muita comemoração. “O sentimento de participar da exposição foi a melhor possível depois de momentos tão difíceis vividos na pandemia. Nesse momento, em que a gente começa a retomar aos poucos nossas vidas e ainda ser convidada pra essa mostra ao lado de pessoas tão queridas, é muito feliz”, diz. 

Assim como para tantos outros, a pandemia do coronavírus foi uma fase difícil para Ingrid. “Esse período marcou muito nossas vidas, perdi amigos. Mas, ao mesmo tempo, pude ficar mais reclusa e olhar mais para o meu interior e para a minha casa”, reflete Ingrid.

Foi durante o período, portanto, que ela conseguiu tirar um sonho do papel: criar um espaço cultural no próprio apartamento. Anexo à sala de casa, o ambiente serve tanto para expor as fotografias de Ingrid quanto para reunir outros amantes da arte para sarau, encontros e rodas de conversa, por exemplo. 

Otimismo

Natural do município de Quixelô, Arivanio Alves traz ‘Cida lendo II’ à mostra. A obra, segundo ele, retrata uma cena do cotidiano de uma mulher lendo livros em uma mesa de toalha estampada com muitas flores em vasos de porcelana. 

Legenda: Obra de Arivanio Alves imprime cores fortes e retrata uma cena cotidiana de uma mulher lendo
Foto: Rogério Lima

A pintura foi produzida neste ano e participar da exposição, segundo Arivanio, é “uma honra ter a oportunidade de expor meu trabalho, especialmente no meu estado e na minha Fortaleza bela que tanto amo”, declara o artista.

Atravessando o momento de isolamento social, o artista lamenta as oportunidades perdidas de viajar e participar de exposições e aberturas de eventos artísticos. “Mas estou feliz por passar por tudo isso vivo e com saúde, eu e minha família. Estou com muitas expectativas para voltar a trabalhar e expor mais e mais minhas obras”, afirma Arivanio.

Estrutura e toque

Já a obra de Érico Gondim é uma escultura mole feita com a técnica de trançado manual. “É um dos resultados de uma pesquisa, investigação e desenvolvimento iniciados em 2013 no MA em Fine Arts na Kingston University, na Inglaterra, com o propósito de descobrir técnicas e processos artesanais para uma abordagem contemporânea”, explica o artista. 

Érico explana ainda que, na produção, buscou provocar um convite ao toque. “É um biomimetismo sequenciado em volumes e depressões de fitas que evolui de forma modular em um “bloco” com perfis quadrangular e retangular, estrusados organicamente em elo infinito”, diz.

Legenda: A exposição reúne diversas obras de artistas locais que produzem diferentes linguagens
Foto: Rogério Lima

Esta, inclusive, é a primeira vez que Érico expõe a obra e, para ele, “é a possibilidade de ampliar esse conhecimento e o desenvolvimento das peças nas suas mais variantes possibilidades de textura e de materiais e cores”, além de ser uma oportunidade de se conectar com outras linguagens artísticas. 

Sobre a pandemia Érico compartilha ter sido um período de oportunidade de abraçar novas ideias para o futuro que deseja construir. “Agora é usar o tempo a nosso favor para que, quando voltar à normalidade, possamos transformar as peças em possibilidades maiores e possíveis de interação com o público”.

Serviço
Exposição Arte por Artista 
Até janeiro de 2021. Visitação de segunda-feira a domingo, de 08h às 22h, no Espaço Cultural Ana Amélia do Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848, Praia de Iracema). Entrada gratuita. 

 

Assuntos Relacionados