Encontro online debate atuação do produtor cultural no mercado de trabalho

Entre os dias 16 a 18 de janeiro, evento discute o cenário atual da profissão e temas relevantes que norteiam o setor da economia criativa brasileira. Iniciativa é voltada tanto para profissionais consolidados, bem como novos trabalhadores da área

Escrito por Antonio Laudenir , laudenir.oliveira@svm.com.br
As produtoras Rachel Gadelha, Dany Nazareno, Chriz Ramirez e Andrea Vasconcelos estão entre as profissionais convidadas do evento
Legenda: As produtoras Rachel Gadelha, Dany Nazareno, Chriz Ramirez e Andrea Vasconcelos estão entre as profissionais convidadas do evento

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, das 16h às 18h, acontece o 1º Encontro de Produtores Culturais: Universos Criativos. O evento online é gratuito e será transmitido via canal de YouTube do projeto "A Casa é Sua"

A programação é distribuída em seis encontros temáticos. Serão discutidas e analisadas as mudanças, gestão de processos, produtos e o pensar sobre os bens culturais brasileiros, assim como circulação e o fomento dentro da cadeia produtiva. 

A primeira edição do evento traz vivências e memórias. Reúne convidados especiais, nomes com grande atuação e experiência dentro e fora do Ceará. 

A idealização da iniciativa conta com participação do sociólogo Juliano Smith, a socióloga e pesquisadora Andrea Vasconcelos e o advogado Paulo Maranhão. São produtores culturais e participantes ativos do Fórum de Produtores Culturais do Ceará.

“Esse projeto é resultado de muitos diálogos nas instâncias de participação popular do campo cultural, sejam conselhos, fóruns e outros coletivos”, pontuam os organizadores. 

Programação

Sábado (16/01)

Encontro 1- Memórias do Fórum de Produtores Culturais do Ceará (16h às 17h)
Convidadas: Valéria Cordeiro, Rachel Gadelha
Mediação: Isabel Silvino
Diálogo proposto: sobre a formação do fórum, cenário e contextualização, como nasceu o fórum, bastidores da organização do segmento.

Encontro 2- Transversalidades: Linguagens artísticas e organização social (17h às 18h)
Convidados: Raimundo Moreira, Klebson Alberto
Mediação: Andréa Vasconcelos
Diálogo proposto: atuação dos trabalhadores da cultura no Ceará, sua organização política, a divisão em fóruns de linguagens.

Domingo (17/01)

Encontro 3- Mulheres e produção cultural no Ceará (16h às 17h)
Convidadas: Cristine Pires, Glícia Gadelha
Mediação: Nádia Souza
Diálogo proposto: sobre o papel da mulher na cena da produção cultural cearense, assédios, relatos, redes de cuidado e proteção.

Encontro 4 - Direitos Culturais e regulamentação da profissão: sonho ou realidade? (17h às 18h)
Convidados: Cecília Rabello, Vitor Studart
Mediação: Paulo Maranhão
Diálogo proposto: sobre regulamentação da profissão, o que temos e o que pode ser feito e quais caminhos jurídicos.

Segunda-feira (18/01)

Encontro 5 - Fóruns Estaduais: como os produtores culturais se organizam dentro e fora do Ceará (16h às 17h)
Convidadas: Aryane Sánchez, Dany Nazareno, Chris Ramirez, Andrea Vasconcelos
Mediação: Juliano Smith
Diálogo proposto: diálogo sobre a cena da produção cultural dentro e fora do Ceará, setor cultural em tempos de pandemia e a Lei Aldir Blanc.

Encontro 6 - Economia criativa e financiamento para cultura (17h às 18h)
Convidados: Luís Sabadia, Laize Fracalossi
Mediação: Paula Silveira
Diálogo proposto: sobre o cenário da Economia Criativa no Ceará e novos caminhos para sustentabilidade do setor cultural.

Informações:
Perfil de Instagram
Link do evento