DFB Digifest, Claudia Leitte e mostras de cinema são destaques da programação cultural desta semana

Centro Cultural Dragão do Mar, Porto Iracema das Artes e Cineteatro São Luiz também oferecem atrações virtuais gratuitas. O público também pode reviver os melhores momentos do Festival Festeja 2019 com a programação especial do Sistema Verdes Mares

Escrito por Redação ,
Esta é uma montagem de fotos
Foto: Roberta Fraga / Reprodução

As medidas de distanciamento social provocaram diversas adaptações no meio cultural, que encontrou no ambiente virtual uma maneira de continuar levando arte, cultura e entretenimento as pessoas. Nesta semana, o público pode conferir desde mostras audiovisuais a eventos de moda de forma online e gratuita no conforto de casa.

O Dragão Fashion Brasil, tradicional evento de moda do Ceará responsável por lotar salas e desfiles, precisou em 2020 lançar uma edição inteiramente digital, adotando o nome de DFB Digifest. Entre reformulações de concursos e prêmios, adaptações virtuais de casting e desfiles e mudanças na maneira de informar e qualificar pessoas do meio, o festival apresenta de 10 a 12 de julho workshops virtuais e gratuitos, além de convidados especiais para debater temáticas relacionadas ao novo cenário do mundo da mudanças nas redes sociais do evento.

O público também pode realizar um breve percurso pela animação brasileira desde os anos de 1980 com a mostra Álbum Animado de Bestiários, que exibe 10 filmes, entre curtas e longas-metragens. Para completar a programação audiovisual da semana, a Universidade de Fortaleza exibe a mostra Unifor Cenas de Quarentena, que  reúne a expressão artística de estudantes durante o período de isolamento social.

Na música, Claudia Leitte celebra 40 anos de idade na próxima sexta-feira (10) e para comemorar o seu aniversário, a cantora preparou a live “QuarentandoNaQuarentena” com sucessos da sua carreira. Os músicos Xand Avião e Wesley Safadão se apresentam em um show virtual conjunto neste sábado (11).

Para o público infantil, a Mostra Repertório apresenta o musical “As Aventuras de Dom Quixote” com um enredo que valoriza a ação, o movimento e as mais divertidas aventuras vividas por Dom Quixote. O espetáculo será exibido neste sábado (11) no Youtube da Universidade de Fortaleza.

MÚSICA

Biquini Cavadão

Quinta (9), às 20h, no Youtube

Os fãs da banda Biquini Cavadão poderão assistir ao show que deu origem ao “Ilustre Guerreiro ao Vivo” no canal do Youtube da banda. 

Claudia Leitte

Esta é uma imagem de Claudia Leitte
Foto: Reprodução/Instagram

Sexta (10), às 19h30, no Youtube

A cantora Claudia Leitte celebra 40 anos de idade no dia 10 de julho e para comemorar seu aniversário, a artista apresenta a live “QuarentandoNaQuarentena”. A cantora usou as redes sociais para solicitar sugestões de músicas dos fãs. 

Wesley Safadão e Xand Avião

Esta é uma imagem de Wesley Safadão e Xand Avião

Sábado (11), no Youtube

Os forrozeiros Wesley Safadão e Xand Avião realizam a live #tamojunto com um show transmitido ao vivo do Beach Park.

Cézar e Paulinho

Sábado (11), às 17h, no Youtube

Os sertanejos Cézar e Paulinho se apresentam em uma live no próximo sábado (11), no Youtube.

Edição Especial Festeja

Esta é uma imagem do Festeja Fortaleza 2019
Foto: Divulgação

Domingo (12), após o Domingo Maior, no Sistema Verdes Mares

O Sistema Verdes Mares exibe uma Edição Especial do Festeja Fortaleza 2019 neste domingo (12). A terceira edição na capital cearense aconteceu dia 6 de julho no Estacionamento da Arena Castelão com a participação de grandes atrações como Wesley Safadão, Maiara & Maraisa e Léo Santana.

MODA

DFB DigiFest

Esta é uma imagem do DFB
Foto: JL Rosa

10 a 12 de julho, às 15h, no Youtube

O DFB DigiFest apresenta uma programação especial nesta semana com workshops e palestras online sobre moda, sustentabilidade, bordado, entre outros. Na sexta (10), o evento convida Fernanda Simon para discutir o Papel da Sustentabilidade nos Negócios de Moda no canal no Youtube do DFB DigiFest. Ainda na sexta, às 18h, o público pode conferir o workshop “Como montar um guarda-roupa cápsula” com Denise Tavares. No sábado (11), o bate-papo do #dpm (Digital Pensando Moda) discute o tema “Criando moda para o futuro” com Alexandre Herchcovitch. No mesmo dia, às 18h, Ariane Morais ministra o workshop “Consertos e ajustes no vestuário”. A programação de domingo (12) fica por conta de Carla Lemos com a palestra “Comunicando a moda de agora”. O público pode conferir ainda, no domingo, às 18h, o workshop “Bordado Moderno” com Edenísia Figueredo. 

TEATRO

As Aventuras de Dom Quixote

Sábado (11), às 17h, no Youtube

A Mostra Repertório apresenta o musical “As Aventuras de Dom Quixote” neste sábado (11) no Canal do Youtube da Universidade de Fortaleza. O espetáculo resume 1.200 páginas da obra original num enredo que valoriza a ação, o movimento e as mais divertidas aventuras vividas pela dupla: o exército de carneiros, os moinhos de vento, o elmo de Mambrino, os monges feiticeiros, tudo isso em meio às declarações de amor de Dom Quixote à sua formosa donzela Dulcineia del Toboso.

AUDIOVISUAL

Mostra Unifor Cenas de Quarentena

Esta é uma imagem da Mostra de Cinema Unifor
Foto: Divulgação

Até 15 de julho, no Youtube

A mostra Unifor Cenas de Quarentena reúne a expressão artística de estudantes - de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da instituição - durante o período de isolamento social. O projeto exibe onze curta-metragens caseiros de até 3 minutos de duração que retratam alguns dos sentimentos vivenciados na quarentena. As produções audiovisuais ficarão disponíveis para o público até 15 de julho no canal do Youtube da Universidade de Fortaleza.

Álbum Animado de Bestiários 

Sábado (11), no site do Itaú Cultural

A mostra Álbum Animado de Bestiários apresenta uma programação cinematográfica para adultos e crianças em um breve percurso pela animação brasileira desde os anos de 1980. O projeto exibe ao todo 10 filmes, entre curtas e longas-metragens. Os personagens dos filmes são criaturas diferentes, animais reais ou fantásticos, com atitudes humanas, que mesclam realidade e onirismo, zombam dos arrogantes, ou, ainda, fazem um exercício de poética metalinguística, além de estudos de linguagens com variadas técnicas de animação, tais como o tradicional 2D, stop motion e 3D. “Meow!” (1981), “Tyger” (2006), “Passo” (2007), “Castillo y el Armado” (2013), “Giz” (2015), “Almofada de penas” (2018) e “Poética de Barro” (2019) são os curtas exibidos. Na lista de longa-metragens, o público pode conferir as produções “Boi Aruá” (1985), “Brasil Animado” (2011) e “Tito e os pássaros” (2019).

Sons do Ceará

Segunda (6) a domingo (12), às 21h, no Instagram e no Youtube do Cineteatro São Luiz. 

O Cineteatro São Luiz dá continuidade ao projeto “Sons do Ceará” nesta semana, divulgando e incentivando o trabalho e o projeto musical de vários profissionais da área no Estado. Nesta segunda-feira (6), o equipamento exibe o videoclipe “Waves of Sun” da banda Old Books Room. Na quarta (8), o projeto “Sons do Ceará” apresenta o videoclipe “De maluco pra maluco” da banda Dextape. Na quinta (9), o Cineteatro São Luiz exibe, às 20h, o documentário “Dom Fragoso”, de Francis Vale. Na sexta (10), o Projeto “Sons do Ceará“ apresenta o videoclipe “O melhor do Funk em Jazz”, de  Levi Castelo Branco. No domingo (12), o equipamento exibe o videoclipe “Insólita Sensação” de Côro MC.

ESPECIAL

Siará Quilombo

Segunda (6), às 21h, no Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Impulsionado por protestos e mobilizações contra o racismo surgiram em diversos países do mundo nas últimas semanas, promovendo o fortalecendo do debate racial. Partindo deste movimento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz como destaque, neste mês de julho, o Siará Quilombo, um projeto que celebrará a força e a potência dos artistas pretos do Ceará. Com objetivo de promover o pensamento crítico e contribuir na ressonância das vozes que compõem o mosaico da cena preta cearense, o equipamento convidou o grupo “Nóis de Teatro” para ocupar os canais de comunicação e programação do Dragão do Mar e conduzir, a cada semana, ações voltadas ao debate e à visibilidade de produções artísticas individuais e coletivas pretas de múltiplas linguagens. A programação tem início nesta segunda-feira (6) com uma homenagem a Thina Rodrigues, co fundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), que faleceu na última semana. O equipamento também exibe nesta segunda um programa de web tv, apresentando quadros musicais com a participação de Muriel Cruz Phelipe, entrevistas com o coreógrafo e bailarino Gerson Moreno, e publicidade de empreendedores pretes da cidade.

Entre telas - Artes Visuais com Julia Panadés

Terça (7), às 15h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

A obra da artista mineira Julia Panadés é povoada por temas ligados ao feminino, como a gestação e o nascimento. Obras de Clarice Lispector e Louise Bourgeois também influenciam seus desenhos, bordados e escritos. Essas influências são tema da nova edição do "Entre Telas - Artes Visuais", evento mediado por Carolina Vieira que promove debates entre artistas e pesquisadores sobre suas formações e processos criativos.

MAC Indica

Terça (7), às 18h, no Youtube

O Museu de Arte Contemporânea promove uma conversa com a pesquisadora Mel Ferrari e do Projeto Mulheres nos Acervos, que busca observar as artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre, e com Pietro Kosta do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, que irá apresentar a exposição “47% | Artistas mulheres no Acervo do MACRS”. O projeto traz, durante o período de isolamento social, indicações de leituras, cursos, palestras e projetos que tem se desenvolvido e que vocês precisam conhecer.

Conversa sem roteiro 

Terça (7), às 19h30, no Youtube do Porto Dragão

Diante do cenário atual, o Porto Dragão abre espaço para profissionais técnicos e artistas conversarem sobre o modo como estão lidando com a crise decorrente da pandemia, além de discutir como estão se articulando para essa nova realidade. Nesta semana, os convidados Ciel Carvalho, Naiara Lopes, Ruth Aragão e Klebson Alberto discutem o tema "Com a técnica que possui, a dinamite nunca aprenderá a esculpir - Reflexões sobre as áreas técnicas no fazer artístico e na economia da cultura". Vale lembrar que, apesar da mediação de Ivan Ferraro, são os convidados que conduzem essa conversa sem roteiro predefinido.

Narrativas sobre acessibilidade a museus - Projeto Acesso: formações, práticas e educação

Quarta (8), às 16h, no Youtube

O Museu da Cultura Cearense promove um reencontro para refletir sobre práticas museológicas e conexões, em conversas com ex-educadoras do Museu - Márcia Bitu Moreno, Bárbara Cunha, Natália Maranhão,  Sara Nina - que participaram das atividades de gestão, formação e mediação do projeto Acesso, no período de 2008 a 2013. Um momento oportuno para conhecer o significado das experiências vividas, o processo que culminou em pesquisas acadêmicas e práticas no campo da acessibilidade e inclusão e para suscitar debates atuais e fecundos sobre museus para o desenvolvimento humano e social.

Nós no Batente

Quarta (8), às 19h30, no Youtube do Porto Dragão

No 8º episódio da temporada, o "Nós no Batente" conta com a participação do Coletivo Yabás, que atua com performances de dança e teatro, sempre voltados à cultura popular e aos direitos humanos. O programa é uma série documental de 10 episódios, produzida pelo Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante - Teatro de Grupo. O objetivo do projeto é mostrar um panorama do viver artístico no Ceará, por meio de entrevistas com grupos do teatro e da dança do estado.

Entre Telas – Fotopoéticas 

Quinta (9), às 16h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

Construído com o objetivo de ampliar e visibilizar a produção artística de autoria negra no Brasil, o “Projeto Afro” será tema da próxima edição do "Entre Telas – Fotopoéticas". Com mediação de Iana Soares, o evento trará o jornalista e pesquisador Deri Andrade, idealizador do projeto, para tratar sobre a iniciativa e as questões que a norteiam. Deri também refletirá sobre o protagonismo negro e discutirá os processos históricos hegemônicos que validaram o sistema artístico brasileiro. 

051 - O Grande Circular

Quinta (9), sábado (11) e domingo (12), às 22h, na TV Unifor, TVC e Youtube, respectivamente

Inspirado na maior linha de ônibus de Fortaleza, O Grande Circular, os artistas Linga Acácio e Samuel Tomé criam uma rota alternativa de produção e compartilhamento de artes gráficas e fotografias autorais durante um evento que reúne artistas de diferentes bairros: a “Preciso Me Comunicar com Você”. Ao longo da semana o Porto Iracema das Artes também apresenta o projeto Entre Telas que traz conversas virtuais com diversos profissionais para refletir sobre formação, processos criativos e sobre o que se pode fazer ou deixar de fazer em tempos de pandemia. Nesta terça (7), com o tema “O ovo é um dom”, o equipamento convida Julia Panadés para o bate-papo às 15h no Instagram. Na quinta (9), o Porto Iracema convida o “Projeto Afro” para uma conversa às 16h na rede social do equipamento. O projeto “Afluentes - Histórias na Dança” promove o reencontro entre artistas, alunos, tutores e professores das várias esferas formativas do Porto Iracema das Artes, às 17h no canal do Youtube e Facebook.

O que vem a seguir

Sábado (11), às 11h, no site do Centro Cultural Dragão do Mar 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança neste sábado (11) o sétimo e último da coletânea "De Olho no Céu". A série conta a história da utilização do telescópio desde sua invenção até os dias atuais, desenvolvidos pelas instituições ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), feitos especialmente para comemorar os 400 anos que Galileu apontou pela primeira vez o telescópio para o céu e o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009.


 

Assuntos Relacionados