Vacinas bivalentes da Pfizer contra Covid-19 chegam no início de dezembro, diz Ministério da Saúde

As bivalentes oferecem uma proteção contra a cepa original do coronavírus, além de um reforço contra subvariantes da Ômicron

Escrito por Redação ,
enfermeira manuseando seringa com vacina
Legenda: De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa, 49,4% dos brasileiros tomaram a dose de reforço
Foto: Thiago Gadelha

O Brasil irá receber o primeiro lote de vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 no início de dezembro, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (25). Ainda não há informações sobre a quantidade de doses e qual público-alvo será atendido com os novos imunizantes.

As bivalentes são assim chamadas por oferecerem uma proteção contra a cepa original do coronavírus, além de um reforço contra subvariantes da Ômicron. O uso de duas novas vacinas da fabricante para dose de reforço na população acima dos 18 anos foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última terça (22). 

Veja também

"É importante ressaltar que o Ministério da Saúde possui acordo com a farmacêutica Pfizer, assinado ainda em novembro de 2021, que contempla a entrega de todas as vacinas disponíveis e aprovadas pela Anvisa", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva havia alertado para 'possível nova onda' de Covid-19. Segundo representantes do grupo, a vacinação está "muito aquém" do esperado, já que somente 49,4% dos brasileiros tomaram a dose de reforço.

Assuntos Relacionados