Jogador de futebol e mais seis pessoas morrem em operação policial no Amapá; agentes são afastados

Além de Wendel Cristian, de 21 anos, um adolescente de 14 anos também está entre as vítimas

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 06:37, em 06 de Maio de 2025)
Wendel Cristian em foto de luto nas redes sociais
Legenda: Wendel Cristian estudava no curso de Educação Física
Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma operação da Polícia Militar do Amapá, na madrugada de domingo (4), deixou sete pessoas mortas, entre elas o jogador de futebol Wendel Cristian Conceição Wanderley, de 21 anos, que atuou nos times Ypiranga Clube, Trem e EC Macapá, que são equipes tradicionais do estado. 

Por determinação do governador, Clécio Luís (Solidariedade), os nove policiais envolvidos na ação foram afastados de suas funções, o que foi confirmado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Um inquérito foi aberto para investigar o ocorrido.

O motivo da operação, que aconteceu no bairro Pantanal, na Zona Norte de Macapá, foi baseada em uma denúncia de tráfico de drogas na região, com a suposta presença de suspeitos armados em um veículo modelo Onix Plus de cor branca. No boletim de ocorrência, consta que a polícia revidou diante de “injusta agressão.”

Veja também

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Netto, o estado do Amapá está "em uma política de enfrentamento às organizações criminosas do nosso estado, e há informações concretas que, entre as pessoas que vieram a óbito, há integrantes de facção criminosa".

Ele afirma também que "todas as providências e medidas cabíveis para apuração dos fatos estão sendo tomadas", com a Sejusp informando que irá investigar com “rigor e imparcialidade” e, assim, identificar “excessos e uso desproporcional da força” por parte dos agentes. 

Entre as vítimas estão o adolescente Max Dias Toloza, de 14 anos, e Erick Marlon Pimentel Ferreira, que é apontado pelas autoridades como suposto líder do tráfico na região e que teria uma “extensa ficha criminal”.

As vítimas da ação em Macapá:

  • Erick Marlon Pimentel Ferreira
  • Thiago Cardoso da Fonseca
  • Emanuel Brayan Pimentel Ferreira
  • Wesley Jhonata Monteiro Ribeiro
  • Cleiton Ramon da Silva Pereira
  • Wendel Cristian Conceição Wanderley
  • Max Dias Toloza, de 14 anos.

Versão da polícia é contestada

Nas redes sociais, internautas questionaram a morte de Wendel, citando que “esse jovem [Wendel] é uma prova que inocentes perderam a vida de forma cruel”, e contestaram a versão policial, dizendo que o ex-jogador não possuía antecedentes criminais, destacando que ele era trabalhador e estudante de educação física.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
Assuntos Relacionados