Ex-modelo 'Mendigato' é encontrado no Rio após 6 meses desaparecido, mas quer continuar nas ruas
Rafael alegou que saiu de casa e manifestou o desejo de permanecer na rua
Rafael Nunes da Silva, ex-modelo que ficou conhecido como "Mendigato" nas redes sociais, foi encontrado por agentes de segurança no Centro do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado (19). Ele foi levado para uma delegacia, mas optou por voltar às ruas, conforme nota do serviço de Segurança Presente.
Veja também
O ex-modelo estava desaparecido há seis meses, segundo familiares. A ex-mulher dele, a jornalista Clarissa Couto, usou as redes sociais nesta semana pedindo ajuda para que fossem repassadas informações que levassem ao paradeiro dele. Mãe dos dois filhos de Rafael, a última vez que a jornalista tinha recebido notícias dele foi em março de 2023, nas ruas do centro do Rio de Janeiro, onde ele foi novamente identificado.
Em abril deste ano, ele já tinha sido abordado três vezes pela Secretaria de Assistência Social, e somente em uma, aceitou acolhimento. O caso de desaparecimento de Rafael foi registrado na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).
Segundo a ex-mulher, Rafael se mudou para o Rio de Janeiro em 2013 após conhecê-la. Foi após a repercussão da história do paranaense, que eles se aproximaram. No entanto, o casal se separou em 2020. Ele chegou a voltar para o Paraná, onde residia, mas retornou ao Rio para ficar próximo dos filhos.
Relembre
Rafael foi fotografado em 2012, e chamou atenção por sua aparência. Conforme contou em entrevista ao “Encontro” em 2013, ele já estava há um ano vivendo nas ruas de Curitiba. Segundo ele, o uso de drogas desde os 16 anos foi a sua motivação para ir morar nas ruas.
"Foi o momento que pensei: 'Não ficarei internado', e retornei para casa. Minha mãe e minha irmã falaram: 'Você não vai ficar em casa consumindo álcool e drogas do jeito que está, olha teus sobrinhos, (você) tem dois sobrinhos que são lindos, te adoram, você não ta fazendo nada para merecer. E tudo que você está ganhando, está gastando em algo que é ilícito'. Foi ali que pensei: "vou procurar meu prazer próprio e vou viver na rua, não vou trabalhar, não quero responsabilidades, e assim me joguei na rua" contou à apresentadora Fátima Bernardes à época.
Na conversa, Rafael também disse entender que as drogas interferiam em suas percepções e comportamentos, além do quanto isso também mexia em sua relação com as pessoas mais próximas.