Entenda por que cães resgatados do RS continuam 'nadando no ar' mesmo após resgate
Um vídeo que mostra o animal realizando o gesto viralizou nas redes sociais, nesta segunda-feira (13)
Resgatado durante as enchentes que acometem Canoas, no Rio Grande do Sul, um cachorro foi filmado "nadando no ar" e o momento viralizou nas redes sociais, nesta segunda-feira (13). Joice Peruzzi, médica veterinária comportamental, contou ao g1 que isso pode ser um reflexo do momento que tentava sair da água.
"Muitas vezes, quando estava nadando e permanece molhado por mais tempo, ele ainda pode seguir com esse reflexo. Ou pelo fato dele ter feito aquele comportamento repetitivo por muito tempo e seguir fazendo. Não esquecendo que a gente não tem nenhum estudo específico sobre isso", disse.
O vídeo foi gravado pela dentista Camila Heluany, no último sábado (11). "Cãozinho resgatado na água uma semana após o início da maior tragédia climática no RS", escreveu na legenda.
Veja também
Animais em choque
Fundadora do projeto Protetoras Animais, a fonoaudióloga Ana Paula de Freitas contou ao Uol que os bichos resgatados chegam ao local em choque.
"A maioria das cachorras que tentamos pegar foge e temos que ser delicados, ir aos poucos e pegar pela 'mãozinha'. Eles estão desesperados correndo de um lado pro outro. Alguns já foram atropelados e tremem sem parar", relatou. No projeto, Ana Paula já salvou mais de 100 animais e atua há 25 anos como protetora da causa em Camaquã.
Durante a tragédia climática, ela revelou ainda que sua equipe já resgatou mais de 50 animais. A fonoaudióloga realiza salvamentos em Eldorado e Guaíba.