Boletim da Fiocruz mostra crescimento de SRAG em crianças pelo Brasil

Apesar disso, tendência de queda geral nos índices de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se mantém

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Os dados utilizados foram inseridos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe)
Foto: Camila Lima

O boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (4), mostra uma continuidade de queda nas tendências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Brasil. Entretanto, a incidência em crianças mostra ascensão significativa no mês de fevereiro.

Segundo dados laboratoriais preliminares, o aumento de casos pode estar associado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na faixa de 0 a 4 anos, além de uma interrupção na queda dos casos de Covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos.

Veja também

Das 27 unidades federativas, apenas o Acre apresenta sinal efetivo de aumento nos casos de SRAG na tendência de longo prazo, enquanto o Distrito Federal e o Rio de Janeiro apontam um crescimento na tendência de longo prazo. 

Conforme o boletim, os dados utilizados foram inseridos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o último dia 28 de fevereiro.

Para o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, é necessário atenção, já que as crianças iniciaram o ciclo de vacinação contra a Covid-19.

"Em função disso, é importante que os responsáveis levem suas crianças para os postos de vacinação e estejam atentos à data para a segunda dose", pontuou. 

Assuntos Relacionados