Vulcão Etna expele nuvem de fumaça e assusta turistas na Itália; veja vídeos

Vulcão localizado na ilha de Sicília é o mais alto e ativo da Europa

Escrito por
(Atualizado às 14:39)
Imagem mostra nuvem de fumaça expelida durante erupção do vulcão Etna, que assustou turistas na Itália, em 2 de junho
Legenda: Não há informações sobre feridos
Foto: GIUSEPPE DISTEFANO/AFP

O vulcão Etna expeliu uma enorme nuvem de cinzas e gás, nesta segunda-feira (2), após uma parte de sua cratera despencar. As autoridades italianas informaram que a situação obrigou turistas que escalavam o monte homônimo a fugir. Localizado na ilha de Sicília, o vulcão é o mais alto e ativo da Europa

O empresário Aurelien Pouzin compartilhou, nas redes sociais, os registros que fez do momento que o vulcão expeliu a enorme nuvem, assustando turistas que escalavam a montanha. Nas gravações, é possível observar pessoas correndo para escapar da fumaça.

Segundo a agência italiana Ansa, não há informações sobre feridos.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que a nuvem cinza se elevou sobre o Etna a partir das 11h24 locais (6h24 em Brasília). 

O fenômeno foi produzido por um colapso na face sudeste da montanha, a 2,8 mil metros acima do nível do mar, e também causou um terremoto de magnitude ainda incerta. O INGV projeta que a coluna de cinzas deve se dissipar em direção ao sudoeste.

Veja também

Estima-se que a nuvem vulcânica se eleve a 6,5 quilômetros. Um alerta vermelho foi emitido para as autoridades aeronáuticas, mas o aeroporto de Catania, na ilha, seguia operando normalmente nesta segunda.

Assuntos Relacionados