Operadora portuguesa nega que vibração atmosférica induzida tenha sido causa do apagão na Europa

Portugal informou que deve levar até duas semanas para se recuperar completamente a rede elétrica do país

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 22:29)
Imagem de lâmpada de luz branca acesa para matéria sobre apagão na Europa possivelmente causado por vibração atmosférica induzida
Legenda: O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que, até o momento, não é possível apontar a causa exata do apagão
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

A informação de que o apagão que atingiu parte da Europa nesta segunda-feira (28) foi causado por um fenômeno raro conhecido como "vibração atmosférica induzida" foi negada pela Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora de eletricidade de Portugal, um dos países afetados. A informação é da CNN.

“A REN desmente categoricamente a informação de fonte anónima colocada a circular em nome da empresa, em que se estima que a normalização do abastecimento de energia ao país possa demorar uma semana”, informou a entidade à CNN Portugal.

O apagão desta segunda também atingiu outros países como França, Itália e Espanha. Nesse, a capital, Madri, declarou emergência nível 2 após a queda de energia em hospitais e aeroportos.

Já Portugal informou que deve levar até duas semanas para se recuperar completamente a rede elétrica do País.

“Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”, informou a REN por meio de nota.

Veja também

O QUE É O FENÔMENO VIBRAÇÃO ATMOSFÉRICA INDUZIDA?

Segundo o MetSul Meteorologia, a vibração atmosférica induzida surge quando fenômenos elétricos e condições naturais interagem.

Com isso, são gerados oscilações de baixa frequência que afetam componentes e condutores da rede elétrica

Por canta da alta umidade do ar ou irregularidades na superfície de cabos, há uma pequena descarga que ioniza o ar ao redor de linhas elétricas.

Há então uma interação entre o campo elétrico dos condutores e partículas carregadas, resultando em ondas de pressão que causam uma vibração dos cabos e outros componentes da rede.

ATAQUE CIBERNÉTICO

Após a interrupção elétrica, o ministro da Administração Interna de Portugal levantou a hipótese de que o apagão possa ter sido provocado por um ataque cibernético, a teoria foi descartada.

Já o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que, até o momento, não é possível apontar a causa exata do apagão.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

 

Assuntos Relacionados