Superiate de oligarca russo avaliado em R$ 5,5 milhões desaparece na Itália
Embarcação pertence ao pai do ex-piloto de Fórmula 1 Nikita Mazapin, o bilionário Dmitry Mazepin
Um superiate de luxo avaliado em R$ 5,5 milhões desapareceu misteriosamente de um porto na ilha italiana da Sardenha. Autoridades locais informaram nesta quinta-feira (9), que a embarcação pertence ao bilionário russo Dmitry Mazepin. As informações são do O Globo.
Veja também
Dmitry é dono de uma empresa de fertilizantes minerais e pai do ex-piloto de Fórmula 1 Nikita Mazepin. O iate Aldabra foi apreendido e atracado no porto de Olbia em março deste ano, após Dmitry ser incluído na lista de oligarcas russos sancionados devido à invasão da Ucrânia pelas tropas de Vladimir Putin.
De acordo com o "The Guardian", a embarcação desapareceu em junho, horas antes de ser oficialmente confirmado que ela pertencia a Mazepin.
"Mazepin sabia que estava na lista, mas conseguiu aproveitar ao máximo o período em que trabalhamos para estabelecer que o barco pertencia a ele, pois tínhamos que investigar os verdadeiros proprietários", disse uma fonte da polícia financeira da Sardenha.
Investigadores apontam que Mazepin contratou uma empresa estrangeira, que ficou responsável por pagar um capitão da Sardenha para tirar o iate da Itália. Os agentes ainda descobriram que o iate fez escala no pequeno porto de Biserta, na Tunísia, mas sua locação atual é desconhecida.
O comandante de embarcação, Dmitry e a suposta empresa envolvida na organização da retirada do iate, podem ser multados em 500 mil euros.
O Aldabra é um iate a motor com comprimento de 30,48 m, construído pela empresa ISA, da Itália.