Malala Yousafzai, ativista e Nobel da Paz, retorna ao Paquistão 13 anos após o ataque
Visita foi mantida em segredo para preservar a segurança da ativista
A ativista paquistanesa e vencedora do Nobel da Paz, Malala Yousafzai, retornou a Khyber Pakhtunkhwa, sua província natal no Paquistão, pela primeira vez desde o atentado sofrido em 2012. Nesta quarta-feira (5), ela aproveitou a oportunidade para acompanhar o progresso dos projetos locais apoiados pelo Malala Fund, uma organização que promove a educação para meninas.
Ao todo, a visita durou cerca de três horas e foi mantida em segredo para evitar riscos. Malala foi acompanhada por seu pai, marido e irmão. Em suas redes sociais, Malala compartilhou suas memórias de infância na região: “Quando eu era pequena, passava as férias em Shangla, brincando ao lado do rio e compartilhando refeições com minha família”, escreveu.
Para ela, era uma sensação de imensa emoção estar de volta após 13 anos. Na época, ela foi baleada na cabeça por talibãs enquanto viajava em seu transporte escolar, o que a levou a ser transferida para o Reino Unido para tratamento. As informações são da Folha de Pernambuco.
“Foi uma alegria voltar, estar no meio das montanhas, com as mãos no rio e rindo com meus primos. Este lugar é muito especial para mim, e espero poder retornar de vez em quando”.
Na véspera de sua chegada, um ataque de um grupo pró-talibã na cidade de Bannu resultou na morte de 18 pessoas, o que fez Malala manifestar sua tristeza: “Rezo pela paz em todos os cantos deste belo país. Os atentados recentes, como o de ontem, partem meu coração”, escreveu a ativista.
Veja também
Acompanhamento de projetos no Paquistão
Malala também destacou a importância das mulheres terem acesso à educação. Quando vivia no Paquistão, ela enfrentou a repressão talibã, que buscava impedir a educação feminina, mas ainda assim continuou frequentando a escola em segredo e escrevendo um blog sobre sua experiência.
Ela costuma visitar com frequência a região do vale de Swat, onde foi baleada. Já Shangla, onde passou sua infância antes da mudança para Swat, foi o local de sua visita mais recente.