Mulher que disse ter dado à luz 10 bebês é desmentida por autoridades

A sul-africana Gosiame Sithole foi detida sob a legislação para custódia de pessoas com distúrbios de saúde mental

Escrito por Redação ,
Gosiame Sithole
Legenda: Inicialmente, a mulher anunciou estar esperando oito filhos, e, somente, no hospital teria sido surpreendida com os 10 bebês
Foto: Reprodução/Daily Mail

A sul-africana Gosiame Sithole, que afirmava ter dada à luz 10 bebês no início de junho em Gauteng, foi detida após autoridades oficiais descobrirem que ela mentiu sobre a existência da gravidez. A mulher de 37 anos foi detida sob a legislação para custódia de pessoas com distúrbios de saúde mental. As informações são do G1.   

Segundo as investigações do governo local, nenhum hospital da província tem registro dos nascimentos, e exames médicos apontaram que Sithole não estava grávida recentemente.   

A nota da autoridade de Gauteng não aborda as possíveis razões para a mulher ter inventado a gravidez.   

Sucesso na mídia 

A história inusitada de uma gestação de 10 bebês de Gosiame Sithole chamou a atenção de diversos veículos de comunicação. O primeiro a publicar o relato foi o site Pretoria News, do grupo Independent Online (IOL). Após um prefeito confirmar a história outros veículos de imprensa também publicaram a história, incluindo a BCC. No entanto, posteriormente, um porta-voz do governo local disse que o prefeito não vira os bebês e só tinha a palavra da família.  

Segundo a Pretoria News, Sithole havia dado à luz aos bebês em 7 de junho no Hospital Universitário Steve Biko na capital, Pretoria, e, inclusive, denunciou a falta de preparo da equipe médica do local. Na publicação, a mulher acusou o hospital e o governo da província de encobrir uma negligência médica.  

Na época, a autoridade local disse que as alegações eram falsas e que iria processar o editor-chefe do Pretoria News, Piet Rampedi, e o IOL.  

Doações milionárias   

A mulher, que já é mãe de gêmeos de seis anos, e o companheiro Teboho Tsotetsi moravam em Thembisa, um município próximo de Joanesburgo, na província de Gauteng.  

Inicialmente, em maio, o casal disse estar esperando oito bebês. Segundo a reportagem do IOL, em que fotos mostram Sithole aparentemente grávida, o casal se conheceu em dezembro na igreja de Rampedi.  

Gosiame Sithole e Teboho Tsotetsi
Legenda: Gosiame Sithole e o companheiro Teboho Tsotetsi. Casal havia se conhecido em dezembro de 2020
Foto: reprodução/Daily Mail

Apenas na hora do parto o número de bebês aumentou para 10, a surpresa também foi noticiada pelo Pretoria News em 8 de junho, atribuindo a informação ao companheiro da mulher, Tsotetsi, como fonte.  

No entanto, o homem depois afirmou que recebeu a notícia da mulher via mensagem de texto, já que não pode ir ao hospital por conta das restrições da pandemia da Covid-19. O editor-chefe do portal de notícias também apurou o caso via mensagens e não buscou o próprio hospital.   

Após a publicação do caso, o casal passou a receber doações, incluindo US$ 1 milhão de rands (equivalente a R$ 350 mil) do presidente do IOL, Iqbal Survé.  

Mas a história começou a gerar suspeitas porque o Pretoria News não divulgou o hospital onde os bebês nasceram. Apenas dez dias após o suposto parto, o IOL divulgou as acusações de negligência contra o Hospital Universitário Steve Biko, unidade de saúde onde supostamente Sithole deu à luz aos 10 bebês.   

Logo depois o companheiro da mulher, Tsotetsi, relatou que ela desapareceu e pediu desculpas às pessoas que fizeram doações. 

Enquanto isso, na última sexta-feira (18), assistentes sociais rastrearam Sithole e ela foi internada em um hospital para realizar exames.    

O editor-chefe do Pretoria News, Rampedi, em um documento qual o portal News24 teve acesso, pediu desculpas ao IOL pelo "dano à sua reputação". O profissional afirmou que deveria ter tratado a história mais como uma investigação do que uma história simpática. 

 
Assuntos Relacionados