Montanhista e fotógrafo brasileiro desaparece durante escalada rumo ao pico de montanha no Peru
Outros dois montanhistas peruanos também seguem desaparecidos desde a última quinta (29)
O montanhista e fotógrafo Edson Vandeira, de 36 anos, desapareceu no último domingo (1°) em subida ao Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca, no Peru. As informações são de que o brasileiro saiu rumo ao pico, localizado a 6.025 metros, na quinta-feira (29), e acabou não retornando ao local onde estava acampado com outros montanhistas.
Além dele, também estão desaparecidos Pretel Alonzo Homer Efraín, de 34 anos, e Picón Huerta Jesús Manuel, de 31 anos, ambos peruanos. Os três estão sendo procurados por uma equipe de guias na montanha.
A confirmação do desaparecimento dos três montanhistas foi dada pelo presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, Beto Pinto Toledo. "Solicitamos urgentemente o apoio do Governo Central e do Ministério do Interior para o uso de um helicóptero, essencial para continuar as buscas em uma área de difícil acesso", escreveu ele nas redes.
Veja também
Segundo ele, equipes do Departamento de Resgate em Alta Montanha (DEPSAN), do Peru, intensificaram as buscas com uso de drone e apoio de montanhistas experientes.
"Compartilhamos imagens do árduo trabalho que está sendo realizado. Cada segundo conta. Agradecemos sua solidariedade e pedimos que compartilhem esta publicação para unir forças neste momento crítico", reforçou Toledo.
Veja vídeo do relato do presidente da associação:
Rota em direção ao cume
Conforme relato concedido ao g1 de Mato Grosso do Sul, os três tinham o objetivo de completar uma rota técnica ao cume da montanha, localizada dentro do Parque Nacional Huascarán. A área é considerada uma das mais desafiadoras dos Andes.
Edson estava na expedição junto do Centro de Estudos de Alta Montanha (Ceam). Agora, a família tem se articulado para arrecadar valores para se deslocar até o Peru.