Rússia diz que ataque da Ucrânia à ponte da Crimeia não causou danos

Serviços de segurança ucranianos (SBU) reivindicaram a responsabilidade por novo ataque, nessa terça-feira (3)

Escrito por
(Atualizado às 13:53)
Imagem extraída de vídeo da explosão da Ponte Kerch, ou ponte da Crimeia, durante ataque da Ucrânia
Legenda: Imagem mostra supostamente a explosão da Ponte Kerch, que conecta a Crimeia à Rússia
Foto: HANDOUT / UKRAINIAN SECURITY SERVICE / AFP

A Rússia garantiu, nesta quarta-feira (4), que o ataque reivindicado pela Ucrânia contra a ponte que liga a península da Crimeia, anexada ao território russo, não causou danos. 

Os serviços de segurança ucranianos (SBU) reivindicaram a responsabilidade por um novo ataque à estrutura, nessa terça-feira (3), o terceiro desde o início da ofensiva russa na Ucrânia.

As autoridades de Kiev afirmaram que o ataque causou "danos graves" e divulgaram um vídeo não autenticado que mostra uma explosão subaquática perto de um pilar da ponte.

Veja também

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (4), que "de fato houve uma explosão", mas garantiu que "nada foi danificado, a ponte está funcionando".

Ponte é símbolo para russos

A ponte de 19 quilômetros de extensão, inaugurada em 2018, é um símbolo para o governo russo da anexação da Crimeia em 2014.

Após o início da ofensiva na Ucrânia, a ponte foi danificada outras duas vezes em ataques reivindicados por Kiev: em outubro de 2022, por um caminhão-bomba, e em julho de 2023, por um ataque com drones navais. 

As autoridades russas reforçaram a vigilância desta ponte, que permite o envio de tropas e equipamentos militares para a Crimeia.

Assuntos Relacionados