Irã contra-ataca Israel com mais de 100 mísseis e atinge Tel Aviv deixando mais de 30 feridos

O contra-ataque foi em resposta à investida israelense na madrugada desta sexta (13)

Escrito por
(Atualizado às 19:50)
Idosa com ferimentos após ataque iraniano em Israel
Legenda: Os mísseis iranianos deixaram cerca de 34 feridos, entre eles, uma idosa de 60 anos, que está em estado crítico, e outro idoso de 65 anos, que sofreu ferimentos graves
Foto: JACK GUEZ / AFP

O líder do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou, nesta sexta-feira (13), que Israel "não sairá ileso" após os recentes ataques contra o seu país — uma investida que atingiu instalações nucleares e destruiu a cadeia de comando militar iraniana. Logo depois da declaração, o Irã lançou mais de cem mísseis balísticos contra o território israelense. 

Segundo o serviço de emergência Magen David Adom, o equivalente israelense da Cruz Vermelha, os mísseis iranianos deixaram cerca de 34 feridos, entre eles, uma idosa de 60 anos, que está em estado crítico, e outro idoso de 65 anos, que sofreu ferimentos graves. 

"Após ataques com foguetes na região" da Grande Tel Aviv, os socorristas "prestaram atendimento médico vital e removeram 34 feridos para os hospitais", indicou a organização em comunicado enviado à imprensa.

Segundo o jornal O Globo, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que o Irã ultrapassou "as linhas vermelhas" com o ataque. "Garantiremos que o regime dos aiatolás pague um preço muito alto por suas ações terríveis", disparou.

Veja também

Ataques de Israel contra o Irã deixaram quase 80 mortos

Os ataques de Israel contra o Irã deixaram ao menos 78 mortos e mais de 320 feridos, a maioria civis, de acordo com o embaixador iraniano na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Iravani. A declaração foi feita ao Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta sexta-feira (13).

A emissora israelense Canal 13 informou que, no contra-ataque iraniano, um incêndio foi registrado próximo à sede do Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv. O jornal local Haaretz acrescentou ainda que o Irã também lançou mais de cem drones em direção ao país e que um navio de mísseis da Marinha israelense interceptou outros três drones lançados pelos iranianos no Mar Vermelho.

Veja também

Defesa aérea de Teerã é ativada

Os sistemas de defesa aérea de Teerã, capital iraniana, foram ativados nesta noite (manhã de sábado, pelo horário local), em reação aos bombardeios israelenses. "As defesas de Teerã foram reativadas há alguns minutos para enfrentar os projéteis do regime sionista", reportou a agência de notícias Irna.

Um correspondente da AFP também informou que foram ouvidas fortes explosões na capital iraniana e visto um clarão vermelho nos céus.

Assuntos Relacionados