Homem nos EUA adquire secreção amarela rara nas mãos e nos pés após adotar 'dieta carnívora'
Paciente de 40 anos foi diagnosticado com xantoma, uma lesão cutânea indolor
Um homem na faixa dos 40 anos teve uma reação alérgica rara devido a uma intensa dieta à base de carne. O paciente é morador da Flórida, nos Estados Unidos, e resolveu procurar ajuda médica por conta de uma secreção amarela que era expelida das mãos, pés, joelhos e cotovelos dele.
Quando chegou ao hospital, o homem relatou que consumia diariamente altas quantidades de gordura, advindas de grandes quantidades de queijo, manteiga e hambúrgueres diários. A revista norte-americana JAMA Cardiology, onde essa história foi originalmente publicada, informou que o paciente estava com uma concentração de colesterol de 1.000 mg/dL.
Esse valor é quatro vezes maior do que os níveis considerados normais para uma pessoa da faixa etária dele. Em geral, esses níveis ficam entre 210 a 300 mg/dL.
Perguntado sobre os motivos que o levaram a ingerir esses alimentos, o homem disse que buscava mais energia para praticar exercícios físicos. O consumo de subprodutos animais, como carne, ovos e laticínios, ganhou popularidade em perfis fitness, que prometem um estilo de vida mais saudável a partir dessa dieta.
Após exames, o homem foi diagnosticado com xantoma. Essa reação alérgica é indolor, mas pode causar um desconforto estético, o que leva a muitos procurarem os serviços médicos.
Veja também
O que é xantoma?
De acordo com o Hospital Albert Einstein, o xantoma é uma espécie de lesão cutânea decorrente de um pequeno depósito de gordura e de colesterol. É uma condição benigna, que geralmente está associada ao desregulamento do metabolismo do paciente.
Além do consumo excessivo de gordura, outros motivos para a aparição dessa alergia podem estar relacionados com doenças metabólicas hereditárias, diabetes, cirrose biliar primária e alguns tipos de tumor de fígado.
Quais são os tratamentos?
Uma das principais maneiras de se evitar a aparição dos caroços relacionados ao xantoma é a diminuição do consumo de gordura. Também é possível que alguns medicamentos ajudem a equilibrar os níveis de colesterol.
A adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos é essencial para os cuidados. No entanto, caso excessos de gordura incomodem o paciente, a ajuda de um dermatologista pode ser eficaz para tratar os incômodos estéticos.
O profissional pode sugerir um tratamento por meio de cirurgia com anestesia local, com sessões de laser ou de eletrocoagulação, ou ainda com a aplicação de ácidos.