Furacão Rafael causa novo apagão total em Cuba após ventos de 185 km/h nesta quarta (6)
O furacão foi registrado como um ciclone de categoria 3
O furacão Rafael tocou o solo em Cuba como um potente ciclone de categoria 3 na tarde desta quarta-feira (6). Como consequência, um apagão generalizado, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, foi registrado no país.
"Rafael tocou o solo no oeste de Cuba", indicou o NHC. O furacão chegou com ventos de até 185 km por hora, duas semanas após a passagem do furacão Oscar, que deixou oito mortos na ilha.
Veja também
O problema não é novo, já que há cerca de duas semanas o país passou quatro dias com o abastecimento de energia suspenso, ocasionando estragos e diversos protestos. Estimativas apontam que 10 milhões de pessoas tenham sido atingidas.
Anteriormente, o apagão ocorreu por conta de falhas nas centrais termelétricas e falta de combustível. Agora, os ventos seriam os responsáveis pela questão.
"Fortes ventos provocados pelo furacão de grande intensidade do sistema Rafael provocaram o desligamento do elétrico nacional", informou a Unión Eléctrica na rede social X.
O apagão anterior ocorreu após falha no processo de recuperação do Sistema Elétrico Nacional (SEN) por conta de uma queda total devido a uma avaria numa central termoelétrica.