Acompanhe ao vivo imagens do Vaticano no primeiro dia de conclave

Cardeais de diferentes partes do mundo estão reunidos na Capela Sistina para escolher o sucessor do papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 13:10)
Esta foto, tirada e distribuída em 7 de maio de 2025 pela The Vatican Media, mostra o Cardeal Giovanni Battista Re durante uma missa para a Eleição do Romano Pontífice, antes do início do conclave, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Legenda: Cardeais de diferentes partes do mundo estão reunidos na Capela Sistina, em um ritual cercado de tradição e sigilo.
Foto: Simone Risoluti / VATICAN MEDIA / AFP

Começa nesta terça-feira (7), no Vaticano, o conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica. Cardeais de diferentes partes do mundo estão reunidos na Capela Sistina, em um ritual cercado de tradição e sigilo, para escolher o sucessor do papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril. 

Acompanhe ao vivo imagens da movimentação no Vaticano neste primeiro dia de reunião dos cardeais.

ASSISTA AO VIVO

Missa abriu o conclave

A cerimônia para o início do conclave começou com a tradicional missa "Pro eligendo Pontifice", celebrada na Basílica de São Pedro e conduzida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re — o mesmo que presidiu o funeral do papa Francisco. 

Diante de fiéis e da imprensa internacional, os 133 cardeais que votarão participaram da celebração marcada por pedidos de união e sabedoria. 

Veja também

Eleição para um novo papa 

Às 11h (horário de Brasília), os cardeais se recolheram na Capela Sistina, onde ficarão isolados até que o novo papa seja escolhido. A votação poderá começar ainda nesta terça-feira, com possibilidade de até quatro rodadas por dia. 

Para ser eleito, o novo pontífice precisa alcançar pelo menos 89 votos e aceitar o cargo em voz alta, escolhendo o nome que usará no papado. A tradicional fumaça branca anunciará ao mundo a escolha do novo papa, que será apresentado publicamente da sacada da Basílica com a declaração "Habemus papam", feita pelo cardeal protodiácono, atualmente Dominique Mamberti.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados