2026 chegou: veja quais países já celebraram a chegada do Ano Novo

Primeiro país a celebrar a virada fica no arquipélago na Oceania; saiba qual.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 13:48)
Fogos de artifício nas cores verde e rosa na capital australiana de Sydney.
Legenda: Já é Ano Novo na Austrália: virada no país foi às 10h, no horário de Brasília.
Foto: Saeed Khan/AFP.

Com quase 40 fusos horários em todo o mundo, muitos países já celebraram a chegada do Ano Novo com festas e queimas de fogos ao redor do globo. A primeira virada ocorreu às 7h (horário de Brasília) desta quarta-feira (31), na ilha de Kirimati, a maior do arquipélago que forma o Kiribati. O país fica na Oceania e é composto por 33 ilhas.

Também na Oceania, a Nova Zelândia comemorou a chegada do novo ano às 8h, com uma grande queima de fogos de artifício em Auckland, seguida pelas ilhas de Samoa e Tonga e algumas regiões da Antártica.

Veja também

Às 10h, foi a vez da Austrália celebrar 2026 com uma grande festa na capital, Sydney. A queima de fogos de artifício, uma das mais famosas do mundo, iluminou pontos icônicos da cidade e contou com cerca de 40 mil efeitos pirotécnicos.

Antes da virada do ano, os australianos fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do ataque terrorista da Praia de Bondi, ocorrido em 14 de dezembro.

Veja a queima de fogos na capital australiana:

Ásia começa a comemorar a chegada de 2026

Na China, milhares de pessoas se reuniram nas proximidades da Grande Muralha de Juyongguan para a contagem regressiva.
Legenda: Na China, milhares de pessoas se reuniram nas proximidades da Grande Muralha de Juyongguan para a contagem regressiva.
Foto: Adek Berry/AFP.

No continente asiático, o novo ano também já começou oficialmente. Ao meio-dia, no horário de Brasília, o Japão, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte entraram em 2026, com grandes multidões reunidas nas principais cidades de cada país.

Um pouco depois, às 13h, a China também celebrou a chegada do Ano Novo. Hong Kong, Singapura, Malásia, Filipinas, Brunei e Taiwan, que compartilham o fuso horário com a China, também já viraram o ano, junto a algumas regiões da Mongólia.