Veja o que se sabe sobre caso de Natany Alves, jovem morta após sair de igreja em Quixeramobim
O corpo da jovem foi encontrado em uma estrada em Banabuiú. Os responsáveis pelo crime foram presos
Natany Alves Sales, 20 anos, foi assassinada a pedradas após ser sequestrada por três homens em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. O rapto aconteceu no último domingo (16), quando a jovem saía de uma igreja. O corpo dela foi encontrado horas depois em uma estrada em Banabuiú, a 71,9 quilômetros de distância dali.
O trio responsável pelo crime — Francisco Márcio Freire, 43, Francisco Teodósio Ramos Neto, 43, e Jardson do Nascimento Silva, 23 — foi capturado na mesma noite e teve suas prisões convertidas em preventivas nesta terça-feira (18) pelo juiz Welithon Alves de Mesquita, que responde pelo 3º Núcleo Regional de Custódia e Garantias (Quixadá).
Natany cursava o 2º semestre do curso de licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Quixadá.
A Polícia, inicialmente, tratou o caso como latrocínio — roubo seguido de morte — e entendeu que o crime foi de "oportunidade", uma vez que os criminosos não conheciam a vítima e teriam se aproveitado do fato de que ela estava sozinha para abordá-la.
Veja também
Como foi o sequestro?
No domingo (16), por volta de 13 horas, Natany saiu de uma igreja na cidade de Quixeramobim, onde morava, e caminhou em direção ao seu carro, que estava estacionado na rua Tabelião Miguel Câmara. A jovem não percebeu, mas foi seguida por três homens que a surpreenderam e entraram com ela no veículo.
Os criminosos levaram a estudante de Química até uma região de mata em Banabuiú, onde ela foi assassinada a pedradas. Depois, com o carro roubado, passaram por Morada Nova e chegaram a Quixadá, onde abandonaram o veículo próximo à rodoviária e tomaram mototáxis, cada um, rumo à casa da filha de um dos suspeitos.
O trio foi encontrado pela Polícia ainda domingo, confessou que matou a vítima e indicou o local onde o corpo foi encontrado. Depois, foi conduzido para a Delegacia Regional de Quixadá, para os procedimentos cabíveis.
Perfis dos suspeitos
- Francisco Márcio Freire: natural de Quixadá, 43 anos. Apresentava-se como "pastor evangélico", participava de cultos e compunha músicas evangélicas. Foi preso e condenado por roubo em 2005. Além disso, também é fichado por violência doméstica.
- Francisco Teodósio Ramos Neto: natural de Fortaleza (mas tinha residência em Limoeiro do Norte), 43 anos. Responde a uma denúncia pela Lei Maria da Penha (violência doméstica).
- Jardson do Nascimento Silva: natural de Russas, 23 anos. Informou à Polícia que trabalhava como servente. Não tinha antecedentes criminais.
Veja também
Qual foi a motivação do crime?
Em depoimento à Polícia, o suspeito Francisco Márcio Freire afirmou que ele e os outros dois homens passaram a madrugada de domingo na rodoviária de Quixeramobim consumindo drogas e que, naquela mesma manhã, decidiram cometer um assalto para quitar uma dívida que ele possuía.
Natany teria sido escolhida aleatoriamente pelo grupo, segundo ele, e o objetivo era abandonar a jovem na localidade de Laranjeiras, em Banabuiú. Contudo, ela teria reagido e acertado o sequestrador com uma pedra na cabeça, o que teria "motivado" o homicídio.
Presos foram indiciados
No dia 25 de fevereiro, a Polícia decidiu indiciar o trio por latrocínio, ocultação de cadáver e associação criminosa. Francisco Márcio ainda foi indiciado por estupro.
No inquérito, foi concluído que "o crime de estupro praticado por Francisco Márcio está evidenciado pela dinâmica do crime e pelas provas colhidas, demonstrando que ele criou um contexto de dominação e violência, tornando qualquer contato físico para a satisfação da lascívia do agressor, um ato de abuso sexual consumado".
Embora o laudo pericial não tenha apontado a existência de conjunção carnal, os policiais entenderam não haver como descartar a ocorrência da prática de atos libidinosos: "Há fortes evidências de que o suspeito Márcio tentou consumar o ato sexual e encontrou resistência da vítima. Os sinais de defesa, somados aos relatos dos demais autores do crime e aos gritos de socorro emitidos pela vítima, indicam que Natany foi alvo de tentativa de violência sexual, sendo esse o momento em que esboçou maior resistência".
Os outros envolvidos no crime, Francisco Teodósio e Jardson do Nascimento, admitiram que Márcio adotou um comportamento "diferente" no percurso de carro com a vítima e que chegou a mencionar a frase: "Às vezes, o diabo coloca pratos deliciosos na sua frente". "A frase reforça a ideia de que Márcio vinha alimentando a intenção de abusar sexualmente da vítima. Some-se a isso o fato do autor já ser investigado por outro crime sexual, onde é suspeito de abusar sexualmente de sua filha", acrescentou a Polícia.
Por que mataram Natany?
Os depoimentos dos presos apresentaram inconsistências no início, como, por exemplo, quem, dos três, havia sido o responsável por executar Natany.
No depoimento de Francisco Márcio, o executor do homicídio teria sido Jardson. Já no relato de Francisco Teodósio, ele alega que ficou dentro do carro e que não sabe quem assassinou Natany. Jardson, por sua vez, afirma que foi Teodósio quem "finalizou" a mulher e que nem ele e nem Márcio teriam concordado com o assassinato.
No entanto, após o término das investigações, os policiais constataram que Márcio foi o responsável por assassinar a jovem a pedradas, no momento em que ela resistiu à tentativa de estupro. "A vítima gritou por socorro repetidas vezes, momento em que os demais autores, Jardson e Teodósio, correram até o local e verificaram que Márcio havia golpeado a vítima na cabeça", finalizou o inquérito.
Veja também
Morte gerou comoção na cidade
O sepultamento de Natany foi acompanhado por centenas de pessoas, entre amigos, familiares e moradores da região. O momento foi marcado por um ato evangélico em Quixeramobim, na noite de segunda-feira, no Cemitério Parque Afame.
A repercussão se deveu a uma mobilização feita por Narah Alves, mãe da jovem, nas redes sociais, para encontrar a filha com vida após o sequestro.
Repercussão política
O crime chamou a atenção do governador cearense, Elmano de Freitas (PT), que classificou o caso como "violência inaceitável" e se solidarizou com os amigos e parentes da jovem. "Lamento profundamente esse fato e me solidarizo", disse ele.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), decretou luto oficial de três dias no município devido à perda. "Deus, em sua infinita misericórdia, é o único capaz de trazer à família a consolação que seu amor produz. Que Ele os abençoe e os fortaleça neste momento de dor e luto", comentou o gestor em postagem nas redes sociais.