Legislativo Judiciário Executivo

Vereador de Caxias do Sul faz discurso xenofóbico contra baianos: 'não contratem essa gente'

Parlamentar comentou sobre o caso de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas do RS

Escrito por Redação ,
vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
Legenda: Um Boletim de Ocorrência contra a fala do parlamentar foi registrado, afirmou o deputado estadual Leonel Radde (PT)
Foto: Reprodução

O vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foi acusado de xenofobia contra baianos ao fazer um discurso sobre o caso de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves. De acordo com o deputado estadual Leonel Radde (PT), um Boletim de Ocorrência contra a fala foi registrado. As informações são do portal g1.

No discurso, o parlamentar pede que os produtores da região "não contratem mais aquela gente lá de cima", se referindo a trabalhadores vindos da Bahia. Segundo Fantinel, os funcionários da Argentina que seriam "limpos, trabalhadores e corretos".

Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 207 empregados resgatados do alojamento em Bento Gonçalves, 194 voltaram para a Bahia, quatro ficaram no RS e nove eram gaúchos de Rio Grande, Montenegro, Marau e Carazinho.

Veja também

As vítimas eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas. Em relato à polícia, eles afirmam que eram extorquidos, ameaçados, agredidos e torturados com choques elétricos e spray de pimenta.

Os trabalhadores foram contratados pela Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda, que oferecia a mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton e produtores rurais da região. 

Repercussão

Sobre a fala de Sandro Fantinel em relação aos trabalhadores baianos, o deputado estadual Leonel Radde (PT) afirmou que foi registrado um Boletim de Ocorrência.

"Acabamos de registrar um novo Boletim de Ocorrência contra a fala racista do vereador de Caxias do Sul/RS, Sandro Fantinel, que declarou que 'baianos são sujos e sabem apenas tocar tambor e dançar'. [...] O Rio Grande do Sul e o Brasil não são lugares para racistas, escravocratas!", disse.

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, também repudiou o discurso em sua conta no Twitter. "Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor."

"É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala", escreveu o governador.

 

Assuntos Relacionados