Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Um mês após ataques terroristas, deputado do Ceará propõe criar Dia Nacional da Resistência

Dia da invasão às sedes dos três Poderes completa um mês nesta quarta-feira (8)

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Eduardo Bismarck
Legenda: Projeto é de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT)
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal cearense Eduardo Bismarck (PDT) informou, na manhã desta quarta-feira (8), que tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei assinado por ele, que cria o Dia Nacional da Resistência da Democracia Brasileira.

A data proposta é o dia 8 de janeiro, quando ocorreram os ataques às sedes dos três Poderes, em Brasília. Os atentados completam um mês hoje.

Veja também

"Lembrança memorável? Não. Mas, mais uma vez a democracia venceu. É história!", disse o parlamentar, através das redes sociais. 

O projeto de lei foi protocolado ainda no início do mês, no dia 2 de fevereiro, e se encontra na Mesa Diretora da Casa. O próximo passo é que a proposta seja analisada pelo demais deputados, nas comissões temáticas e posteriormente pelos demais parlamentares. 

"Os atos terroristas [...] se mostraram na verdade reflexo de uma guerra declarada contra a democracia, regime este que se mostra, até hoje, como a única forma legítima de governo", escreveu o parlamentar. 

Em paralelo ao projeto de lei, Eduardo Bismarck também entrou com um requerimento de Audiência Pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para "viabilizar a discussão simultânea à tramitação da presente proposta". 

Diversos políticos cearenses, ainda no dia 8 de janeiro, se manifestaram após os ataques ocorridos em Brasília. Entre eles o Ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas. 

 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados