Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Relembre 'encontros' entre Bolsonaro, que presta depoimento hoje, e o ministro Alexandre de Moraes

Ex-presidente presta depoimento na condição de réu no Supremo Tribunal Federal (STF)

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante interrogatório no STF, nesta terça-feira (10)
Legenda: Jair Bolsonaro está sendo interrogado pelo ministro Alexandre de Moraes
Foto: Divulgação/STF/Fellipe Sampaio

O ex-presidente Jair Bolsonaro é interrogado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta terça-feira (10). Na condição de réu, Bolsonaro responde sobre possível participação em trama golpista

Os desentendimentos entre os dois são registrados há anos. Em 2021, Bolsonaro chegou a chamar Moraes de "canalha", declarando que não iria cumprir mais as decisões dele. 

Durante seu governo, o ex-presidente fez diversos ataques ao ministro Alexandre de Moraes, ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o Globo, os dois tiveram poucos encontros públicos. 

Veja também

Quais encontros Moraes e Bolsonaro tiveram?

Dentre os encontros registrados por Moraes e Bolsonaro, estão:

  • Fevereiro de 2022: Moraes realiza visita ao Palácio do Planalto para entregar convite ao então presidente Jair Bolsonaro para a posse dele na vice-presidência do TSE. A entrega presencial do convite é comum, mas Bolsonaro não foi para cerimônia por supostos "compromissos preestabelecidos".
  • Maio de 2022: Moraes e Bolsonaro se cumprimentam durante um evento no Tribunal Superior do Trabalho (TST). 
  • Agosto de 2022: Bolsonaro recebe Moraes e Lewandowski no Palácio do Planalto para receber convite de posse na presidência do TSE. 
  • Reunião no fim de 2022: Em meio à transição do governo, Bolsonaro e Moraes tiveram uma reunião privada na casa do então ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira. 

O presente depoimento de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes ainda não é um julgamento e, portanto, não é esperado que ele seja preso nesta terça. Além disso, não será dado um parecer final sobre a participação de ex-presidente na trama golpista. 

Assuntos Relacionados