PL demite Fábio Wajngarten após vazamento de conversa com Mauro Cid sobre Michelle Bolsonaro
Mensagens expõem críticas à ex-primeira-dama e debate sobre sucessão presidencial
.jpg?f=16x9&h=574&w=1020&$p$f$h$w=856660b)
O advogado Fábio Wajngarten foi demitido pelo Partido Liberal (PL) da função de assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão ocorreu após o portal UOL revelar, dias atrás, conversas entre Wajngarten e o tenente-coronel Mauro Cid, com críticas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Antes da demissão, o contrato do ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) previa uma remuneração mensal de cerca de R$ 100 mil, incluindo o pagamento de outras duas pessoas da equipe.
Cerca de 158 mil mensagens no WhatsApp integram um acervo de mais de 20 mil arquivos obtidos em investigações que envolvem Jair Bolsonaro.
Em uma das mensagens, de janeiro de 2023, Cid ironizou, em conversa com Fábio Wajngarten, a possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ser candidata à presidência nas eleições gerais de 2026: “Prefiro Lula”.
Veja também
Em outro áudio, Cid completa o pensamento: “Cara, se dona Michelle tentar entrar para a política no cargo alto [presidência] ela vai ser destruída, porque eu acho que ela tem muita coisa suja, né? Mas ela é cheia de personalidade e vão usar tudo contra para acabar com ela”, disse Cid em um áudio enviado a Wajngarten.
Em resposta a Cid, Wajngarten disse que também não apoiava Michelle e que achava que os filhos do ex-presidente não aprovavam o nome dela para uma disputa presidencial.
Na conversa, os dois discutiam possíveis nomes para levar a direita de volta ao Palácio do Planalto, caso Bolsonaro se tornasse inelegível por conta dos processos aos quais respondia na época. Eles também compartilhavam diversas notícias relacionadas a Bolsonaro e faziam comentários sobre o início do governo Lula, em 2023.
Além disso, as mensagens mostram Cid e Wajngarten falando sobre acusações de uso de cartões corporativos, joias que Bolsonaro recebeu de presente, comprovante de vacinação do ex-presidente, preocupação com Alexandre de Moraes e outros assuntos.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.