Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Pesquisa Ipec Ceará: Família, telejornais e debates são destaques na hora de decidir o voto

Levantamento mediu quais fontes de informação são mais importantes para o eleitor na decisão de qual candidato votar

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Debate entre candidatos
Legenda: Família, telejornais e debate entre candidatos são as principais fontes de informação do eleitor na hora de decidir o voto
Foto: Kid Júnior

A primeira pesquisa Ipec Ceará, divulgada nesta quinta-feira (1º), mediu quais fontes de informações são mais importantes para os eleitores na hora de decidir em qual candidato devem votar nas eleições de 2022. A família é a principal influência para determinar o voto - 33% dos entrevistados afirmam que os parentes terão peso na hora dessa decisão. 

Mas outras fontes de informação também foram destacadas pelos entrevistados. Os telejornais de TV aberta e os debates entre os candidatos foram apontadas como segunda e terceira maior influência na hora de definir o voto, com 27% e 26%, respectivamente. 

Veja também

A campanha eleitoral na TV ou no rádio também são importantes na decisão do eleitor. Entre os entrevistados pelo Ipec, 24% afirmou que as propagandas dos candidatos nesses meios contribui para a decisão do voto. 

E em quinto lugar, ficam as redes sociais, com 23% dos entrevistados apontando a influência dessas ferramentas.

Contudo, 29% dos entrevistados também apontaram que nenhuma das informações citadas no questionário da pesquisa Ipec Ceará influencia na hora da decisão sobre qual candidato irá votar. 

Confira a lista completa:

  • Família: 33%
  • Telejornais de TV aberta: 27%
  • Debate entre os candidatos: 26%
  • Campanhas eleitoral na TV e ou no rádio: 24%
  • Redes sociais: 23%
  • Amigos/colegas: 21%
  • Jornais e revistas impressos ou online: 16%
  • Canais de notícias de TV por assinatura: 9%
  • Emissoras de rádio AM/FM ou online: 6%
  • Igreja/Líderes religiosos: 5%
  • Aplicativos de mensagem (whatsapp, messenger e telegram): 4%
  • Site do candidato na Internet: 3%
  • Plataformas de vídeo (youtube, vimeo): 3%
  • Blogs: 2%
  • Comitê eleitoral do candidato: 2%
  • Sindicatos/líderes sindicalistas: 1%

Na pergunta realizada pelo Ipec Inteligência, os eleitores poderiam escolher até três opções de fontes de informação que influenciam a decisão do voto. Por conta disso, a soma dos percentuais é superior a 100%. 

Alguns eleitores não apontam nenhuma dessas fontes de informação como determinantes na hora de decidir o voto - um percentual de 29% dos entrevistados. Enquanto 15% não respondeu ou não opinou sobre o questionamento. 

Veja também

Ipec Ceará

A pesquisa Ipec Ceará foi encomendada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas entre o dia 29 de agosto e a última quarta-feira (31). Ao todo, foram ouvidos eleitores, de forma presencial, de 56 municípios cearenses.

O levantamento, que é o primeiro do instituto na campanha eleitoral de 2022, conseguiu medir o impacto das propagandas no rádio e TV, iniciadas no dia 26 de agosto.  

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-05276/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-08708/2022. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados