Legislativo Judiciário Executivo

Pesquisa Ipec Ceará: Capitão Wagner tem 32%; Roberto Cláudio, 28%; Elmano, 19%

O levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, é feito pelo Ipec, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência que encerrou as suas atividades

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Capitão Wagner, Roberto Cláudio  e Elmano de Freitas disputam o Governo do Ceará
Legenda: Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas disputam o Governo do Ceará
Foto: Thiago Gadelha

A primeira pesquisa Ipec para a disputa do Governo do Ceará indica um empate técnico entre os candidatos Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT). Os dados, divulgados nesta quinta-feira (1º), apontam Wagner numericamente à frente, com 32% das intenções de votos. Roberto Cláudio aparece em seguida, com 28%. Elmano de Freitas (PT) é apontado por 19% dos entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas entre o dia 29 de agosto e a última quarta-feira (31). O candidato Zé Batista (PSTU) tem 1% das intenções de votos. Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não pontuaram. Brancos e nulos representam 10% dos entrevistados. Outros 10% disseram não saber ou não responderam à pesquisa. O nível de confiabilidade é de 95%.

Se a eleição para governador do Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr.(a) votaria? (Estimulada %):  

  • Capitão Wagner (União): 32%
  • Roberto Cláudio (PDT): 28%
  • Elmano Freitas (PT): 19%
  • Zé Batista (PSTU): 1%
  • Serley Leal (UP): 0%
  • Chico Malta (PCB): 0%
  • Branco/Nulo: 10%
  • Não sabe/Não respondeu: 10%

A pesquisa capta os primeiros efeitos da campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começou na última sexta-feira (26). O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-05276/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-08708/2022. O nível de confiança estimado é de 95%. Ao todo, foram ouvidos eleitores, de forma presencial, de 56 municípios cearenses.

Veja também

Rejeição

Os entrevistados também responderam sobre quais candidatos “não votariam de jeito nenhum”. Nesse quesito, o candidato Capitão Wagner (União) aparece com 29% de rejeição. Em seguida, vem Roberto Cláudio (PDT) e Zé Batista (PSTU), ambos com 18%.

Com 16% de rejeição, aparecem Chico Malta (PCB) e Elmano de Freitas (PT). Dos entrevistados, 11% disseram que não votariam em Serley Leal "de jeito nenhum". Há ainda 7% que disseram poder votar em todos. Não souberam ou preferiram não opinar correspondem a 23% dos entrevistados.

Os participantes da pesquisa podem citar mais de um candidato, portanto os resultados somam mais de 100%

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Capitão Wagner (União) lidera com 15% das intenções de votos. Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) estão numericamente empatados com 11%. Chico Malta (PCB), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) não foram citados pelos eleitores.

Outros nomes foram citados por 8% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 6%. De todos os eleitores ouvidos pela pesquisa, 50% disseram não saber ou preferiram não opinar.

Assuntos Relacionados