Legislativo Judiciário Executivo

'My name is Eduardo Girão': Senador cearense agradece a Elon Musk por embate com Alexandre de Moraes

Elon Musk é dono do 'X', antigo Twitter, e acusa o STF de censura

Escrito por Redação ,
Montagem de fotos mostra Eduardo Girão à esquerda e Elon Musk à direita
Legenda: Eduardo Girão discursou no Senado Federal sobre o embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes
Foto: Pedro França/Agência Senado e Shutterstock

O senador cearense Eduardo Girão (Novo) fez um discurso em inglês no plenário da Casa Legislativa para agradecer ao empresário Elon Musk, dono do 'X' (antigo Twitter), pelo "apoio à liberdade de expressão no Brasil". "Suas posições contra as decisões autoritárias são um esforço para o retorno da democracia no Brasil", disse o parlamentar.

O discurso foi feito na última terça-feira (9), após Musk insinuar que fecharia o escritório da rede social no Brasil devido a "censuras" do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, o cearense também chegou a convidar o bilionário para participar de uma audiência sobre o assunto no Senado Federal. 

O senador foi notado pelo empresário, que escreveu "de nada" em seu próprio perfil no 'X'.

Veja também

Perfis disseminadores de fake news

Moraes é autor de uma série de despachos no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito de perfis em redes sociais, incluindo o 'X', investigados pela suposta disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas.

Segundo o UOL, o 'X' afirmou ter sido forçado, por meio de decisões judiciais, a "bloquear determinadas contas populares no Brasil". Além disso, a rede informou que comunicou a ação aos titulares das contas, mas declarou não saber as motivações da Justiça para as ordens de bloqueio. 

Veja também

Além disso, em seu perfil, Musk chegou a chamar Moraes de "ditador" e "Darth Vader do Brasil" e afirmar que a Justiça brasileira viola as próprias leis nacionais. "'X' respeita as leis do Brasil e de todos os países em que atuamos. Quando recebemos uma ordem para infringir a lei, devemos recusar", alfinetou o bilionário.

O ministro do Supremo determinou, após os ataques, a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para apurar a conduta de Musk. Ele também exigiu a inclusão do empresário como investigado no inquérito que trata das milícias digitais.

Assuntos Relacionados