Quem ganhou a eleição para senador do Pará em 2022?
Eleitores escolhem um senador neste ano
Os eleitores do Pará reelegeram, neste domingo (2), Beto Faro (PT) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PL).
Veja também
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 42,55% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Mário Couto (PL), com 35,47%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Beto Faro?
Natural de Bujaru, Pará, José Roberto Oliveira Faro, de 53 anos, é agricultor familiar e deputado federal pelo Estado desde 2007.
Filiado ao PT desde 1987, é responsável por presidir o partido na unidade federativa. Na vida política, destacou-se na luta pela consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural.
No Pará, concorreram ao Senado Federal os seguintes candidatos:
- Beto Faro (PT)
- Delegado Jardel (Podemos)
- Elielton Lira (Avante)
- Flexa Ribeiro (PP)
- Gideon (Agir)
- Mario Couto (PL)
- Paulo Castelo Branco (Pros)
- Pioneiro (PSDB)
- Professor João Santiago (PSTU)
- Renata Fonseca (PRTB)
- Sabbá (PMB)
Eleitores escolhem um senador em 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegem somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
No Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Pará, segundo os números do TSE, são 6.082.312 eleitores.