Capitão Assumção, deputado estadual do ES, é preso pela Polícia Federal
A prisão ocorreu por descumprimento de medidas cautelares
O deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES) foi preso pela Polícia Federal, na noite dessa quarta-feira (28), no Espírito Santo. Segundo informações do g1, a informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do partido do parlamentar.
A prisão ocorreu em cumprimento a um pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), feito ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por descumprimento de medidas cautelares.
Após prestar depoimento na sede da Polícia Federal, em Vila Velha, o deputado foi para o Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, passar por exames. Ele deixou a unidade policial por volta de 22h30 e foi para o Quartel da Polícia Militar, onde passou pela Corregedoria da corporação, que mantém plantão de 24 horas. Após os trâmites, o parlamentar foi transferido para uma cela do presídio militar.
Veja também
Preso na igreja
Em vídeo postado nas redes sociais, o presidente do PL no Espírito Santo, Magno Malta, criticou a prisão. "Um deputado conservador, do PL, aliado do nosso presidente Jair Bolsonaro, foi levado […], estava com tornozeleira eletrônica […] e foi preso dentro da igreja", contou aos seguidores.
Em nota assinada por Malta, o PL fala de ativismo judicial. "O deputado já enfrentou recentemente busca e apreensão; ele foi obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica por supostamente ter cometido ‘crime de opinião’. Será que esse crime se refere à sua oposição à vacinação ou à sua crítica ao ativismo judicial?", diz o comunicado.