Legislativo Judiciário Executivo

Câmara de Fortaleza discute mudança no nome da Praça da Gentilândia para homenagear ex-vereadora

Proposta quer batizar o espaço público com o nome de Rosa da Fonseca, militante do movimento estudantil durante a Ditadura Civil-Militar

Escrito por Bruno Leite , bruno.leite@svm.com.br
Também tramita na casa um projeto de decreto legislativo com o mesmo objetivo
Legenda: Também tramita na casa um projeto de decreto legislativo com o mesmo objetivo
Foto: Fabiane de Paula

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) vai realizar, na próxima quinta-feira (14), a partir das 14h, no Auditório Vereador Ademar Arruda, uma audiência pública para debater a alteração do nome da Praça da Gentilândia, no bairro Benfica.

O momento, proposto pela vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), deverá discutir a renomeação do logradouro público para homenagear Rosa da Fonseca, ex-parlamentar de Fortaleza e militante do movimento estudantil durante a Ditadura Civil-Militar, que morreu em junho de 2022.

Veja também

O espaço é batizado atualmente como uma referência à família Gentil, que foi proprietária dos terrenos que estão na região do Benfica. O Coronel José Gentil, um dos familiares, foi o dono do prédio que atualmente abriga a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pelo que justificou Gerônimo no requerimento apresentado para a realização da audiência, o local tem uma relação direta com as manifestações políticas, sociais e culturais. Assim, seria justificável que o equipamento recebesse o nome sugerido.

"Rosa era a pura representação dos ideais evocados pelo bairro do Benfica e da Praça da Gentilândia nos tempos atuais, a homenagem viria como forma de, para além de valorizarmos antigos senhores donos de terras, reconhecermos as figuras históricas forjadas nesse ambiente", argumentou a proposição.

A psolista também é autora de um projeto de decreto legislativo com o mesmo objetivo, ingressado em 2022, na mesma semana da morte de Rosa. A matéria ainda tramita na Casa e aguarda inclusão na pauta.

Assuntos Relacionados