A Live PontoPoder recebe, nesta quinta-feira (22), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) para entrevista exclusiva, a primeira desde as eleições de 2022. Derrotado na disputa presidencial, Ciro também viu o aliado e então candidato ao Governo do Ceará, Roberto Cláudio (PDT), ficar em terceiro lugar no estado.
O ex-ministro fala sobre a crise interna do PDT - que vive impasse desde o racha com o PT ocasionado pela disputa pelo Palácio da Abolição -, além das divergências políticas entre ele e o irmão, Cid Gomes (PDT).
Ciro também fala sobre o próprio futuro político, após a quarta derrota para a presidência da República e avalia a gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Ele resgata também impasses judiciais com o ex-senador e atual deputado federal, Eunício Oliveira (MDB).
Em resposta à fala de Ciro, Eunício enviou nota ao Diário do Nordeste: “Ele é um ser que não merece mais nenhuma resposta minha. Ninguém sabe do que ele vive. Ele estava em Nova York e em seguida Paris. Não tem trabalho, não tem emprego e vive nababescamente. É isso que devia ser explicado”, disse o deputado.
Todos os citados foram procurados pela reportagem. A matéria será atualizada conforme as respostas forem enviadas.
A entrevista é conduzida pela colunista e editora e colunista de Política, Jéssica Welma, e pelo colunista de Política, Inácio Aguiar.
A edição desta quinta-feira da Live PontoPoder também discute o que está em jogo no encontro regional do PDT, que ocorre logo mais às 19 horas, em Fortaleza.
A perspectiva é que as principais lideranças do partido no Ceará estejam presentes. No momento, a sigla está rachada no estado, o que foi agravado pelo embate entre o senador Cid Gomes e o deputado federal André Figueiredo (PDT) pela presidência do partido.