Primeira fase da Obmep será aplicada nesta terça-feira (3); saiba quando sai o gabarito
Mais de 57 mil escolas participam de competição

A primeira fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será aplicada nesta terça-feira (3). Mais de 18,6 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil participam da competição científica realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Em 2025, a organização comemora um recorde: ao todo, 57.222 escolas de 5.566 municípios foram inscritos — o que representa 99,93% de cobertura nacional.
Veja também
Na primeira fase, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento. O estudante terá 2h30 minutos para resolver 20 questões objetivas do exame, preparado em três níveis, conforme o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio).
A relação dos candidatos aprovamos para a segunda fase será divulgada em 1º de agosto no site da Olimpíada. A etapa final da competição científica será realizada em 25 de outubro nos locais previamente informados pela Obmep.
Hora, local, duração e orientações para prova da Primeira Fase
A aplicação das provas é de responsabilidade das próprias escolas. A duração do exame é de 2h30, exceto para os alunos com deficiência, para os quais a duração será de 3h30.
Os alunos receberão, com a prova, um cartão-resposta, no qual deverão preencher todos os dados solicitados em letra de forma e de maneira legível, usando lápis ou caneta esferográfica azul ou preta. Cartões ilegíveis que comprometerem o processamento das informações e da marcação das respostas serão descartados.
Cabe à escola certificar-se de que todas as informações do cartão-resposta do aluno foram preenchidas e que todas as marcações estão legíveis.
Quando sai o gabarito da primeira fase da Obmep?
Conforme o regulamento da Obmep, o gabarito oficial será publicamente disponibilizado em até 30 dias úteis após a realização da prova desta primeira fase.
A divulgação será realizada exclusivamente no site da 20ª Obmep 2025.
Premiação e bolsa
A Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para incentivar ainda mais a participação dos estudantes, a competição premiará também os melhores desempenhos estaduais, com a entrega de pelo menos 20,5 mil medalhas.
Estudantes de escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais ainda ganham o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas de aprofundamento em matemática e uma bolsa de R$ 300 paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.
Neste ano, os 969 professores premiados vão ganhar, além do diploma e do livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Os docentes que se destacarem na competição científica vão concorrer ainda a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da Obmep 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.
Acesso à universidade
A Obmep é uma porta de entrada para o ensino superior. O Impa Tech (bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA) reserva 80% das vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas científicas. Outras universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), adotaram vagas olímpicas voltadas para alunos com bom desempenho nessas competições.
“As medalhas concedidas não apenas reconhecem o talento dos estudantes, mas também abrem portas para o ensino superior, podendo ser utilizadas como critério de ingresso em diversas instituições”, destacou Jorge Vitório, diretor-adjunto e gerente de Olimpíadas do Impa.