CNU 2025: banca organizadora será definida até 15 de junho; confira cronograma e vagas
Estão previstas 315 vagas para o Rio de Janeiro, 65 para São Paulo, 66 vagas para o Pará e 20 para Pernambuco

A banca que organizará o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) deve ser anunciada até o dia 15 de junho, segundo declarações dadas por integrantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) ao portal Direção Concursos, nesta segunda-feira (2).
Com a definição da bancada fechada até o final da primeira quinzena do mês, o contrato deve ser assinado no dia 16, segundo as previsões dos interlocutores da pasta ouvidos pelo portal.
O ministério alerta em suas páginas oficiais que as inscrições do CPNU ainda não estão abertas. A previsão de publicação do edital é para o mês de julho.
Essa é a segunda edição do certame nacional criado pelo MGI e que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. Neste ano, serão ofertadas 3.652 vagas para 36 órgãos.
As provas serão aplicadas em dois dias — a primeira fase em outubro e a segunda em dezembro — em centenas de municípios de todo o país.
Estão previstas 315 vagas para o Rio de Janeiro, 65 para São Paulo, 66 vagas para o Pará e 20 para Pernambuco. As demais vagas são para órgãos com sede em Brasília, mas cujos aprovados também podem ser alocados em outros Estados.
Veja também
ESTADOS E ÓRGÃOS COM VAGAS PREVISTAS
Rio de Janeiro: terá vagas em instituições como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Biblioteca Nacional.
São Paulo: contará com oportunidades na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
Pará: oferecerá vagas para o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (Cenp).
Pernambuco: terá vagas destinadas à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Distrito Federal: reunirá vagas para órgãos com sede em Brasília, como o MGI e outros ministérios, entre eles o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Turismo (MTur), além de instituições como a Imprensa Nacional (IN) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
CRONOGRAMA PREVISTO
Edital e inscrições: julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
Divulgação dos resultados: fevereiro de 202