Vendas do varejo cearense recuam 8,8% em outubro

Apesar da queda, receita nominal cresceu 2,9% no mês ante igual período de 2015

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O volume de vendas no comércio varejista restrito do Ceará teve recuo de 8,8% em outubro deste ano na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada na manhã desta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano até outubro, o setor acumula retração de 6,9%. Considerando os últimos 12 meses, o recuo também é de 6,9%. Todos as atividades registraram variação negativa no volume de vendas.

Receita nominal

Apesar dos números negativos, a receita nominal de vendas no varejo cresceu 2,9% em outubro ante outubro de 2015. Assim, o índice acumula, no ano, alta de 5,3% e de 4,8% nos últimos 12 meses, superando a média nacional.

Brasil

No País, o volume de vendas recuou 0,8% frente a setembro, na série com ajuste sazonal, quarto resultado negativo consecutivo nessa comparação, acumulando perda de 3,2% nesse período. A receita nominal de vendas caiu 0,5% frente a setembro, na mesma base de comparação, acumulando alta de 4,8% no ano e 4,3% nos últimos 12 meses.

Nas séries sem ajuste sazonal, o volume de vendas do varejo recuou 8,2% no confronto com outubro de 2015, décima nona taxa negativa consecutiva nessa comparação e a mais intensa desde maio de 2016 (-9,0%). Assim, o acumulado no ano recuou 6,7%, enquanto o acumulado nos últimos doze meses (-6,8%) teve a queda mais intensa desde o início da série histórica, em 2001.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.