Vendas do varejo cearense crescem 0,7% em julho ante junho

Entretanto, o comércio do Estado acumula quedas de 6,7% no ano 6,5% nos últimos 12 meses

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O comércio varejista cearense teve variação positiva de 0,7% em julho ante junho, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do suave avanço em julho, considerando a base de comparação interanual, ou seja, em julho de 2016 ante julho de 2015, as vendas do varejo do Estado tiveram recuo de 6,4%. Em junho deste ano ante junho do ano passado, a retração foi de 6%.

Com o resultado, o comércio acumula quedas de 6,7% no ano 6,5% nos últimos 12 meses. A receita nominal teve crescimento de 6,5% em julho ante igual mês do ano anterior.

Brasil

No varejo nacional, houve variação negativa de 0,3% no volume de vendas em julho ante junho, após avanço de 0,3% em junho ante maio. Quanto a receita nominal, a variação de 0,7% foi a quarta taxa positiva consecutiva, ambas as comparações em relação ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais.

No confronto com julho de 2015, o total do varejo nacional apontou, em termos de volume de vendas, queda de 5,3%, acumulando redução de 6,7% nos sete primeiros meses de 2016. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, com recuo de 6,8% em julho de 2016, assinalou a perda mais intensa dessa série histórica (iniciada em 2001) para essa comparação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.