Vendas de bicicletas têm acréscimo de até 30% em Fortaleza

No Centro da Cidade, lojas do setor estão contratando novos colaboradores para dar conta do aumento da demanda

Escrito por Ana Beatriz Sugette ,

Os incentivos por parte da Prefeitura de Fortaleza em relação ao uso de bicicletas na Capital têm aquecido o comércio do equipamento nas lojas especializadas. De acordo com comerciantes do setor, com o aumento de ciclistas na cidade, já é possível mensurar um crescimento de até 30% nas vendas do meio de transporte.

No Centro da Cidade, por exemplo, lojas do segmento localizadas na Rua São Paulo relatam, inclusive, a contratação de novos colaboradores para dar conta da demanda.  É o que afirma o proprietário da Ciclo Peres, Edilson Teles. "Em outubro, cheguei a acrescentar três funcionários ao quadro e eles permaneceram até janeiro. Esses meses são melhores ainda para nós", comemora.

Outra loja que também comemora a procura de bicicletas em comparação com o cenário antecessor ao da implantação das ciclofaixas é a Mega Bike, também com acréscimo de 30% nas vendas, segundo a gerente, Emanoela Bastos. 

Para todos os bolsos

Na lojas pesquisadas, o valor das bicicletas varia entre R$ 240 a R$ 2.600. As mais baratas são feitas de ferro e não possuem marchas, enquanto as mais caras são fabricadas com alumínio, têm marchas e outros incrementos.

Atualmente, é possível até mesmo montar a própria bicicleta. É a proposta da loja Random Ciclo, que disponibiliza um profissional para personalizar o veículo  de acordo com as preferências e necessidades do cliente.

Peças incrementam faturamento

Se a alta no faturamento acontece por uma mudança de comportamento daqueles que nunca haviam pedalado anteriormente, o setor comemora ainda o número de manutenções nas bicicletas antes deixadas de lado e agora em reutilização. O incremento nas vendas aconteceu não somente nas peças, mas também nos equipamentos de segurança, como capacetes, luvas, retrovisores e selim de gel. 

"Conversando com consumidores, notamos um aumento na procura daquelas pessoas que tinham bicicleta, mas viviam com ela parada. Agora elas sentem mais segurança, pois existe local apropriado", declara o proprietário da Random Ciclo, Álvaro Timbó.

Mudança de perfil

De acordo ainda com empresários é notável a mudança de perfil dos consumidores anteriores em comparação com os atuais. "Mais casais estão chegando e comprando bicicletas. Isso não acontecia antes, pois nossos consumidores eram formados pelo público masculino em sua maioria", comenta.

Já para Emanoela, antes, a procura da maioria dos clientes acontecia devido às necessidades de locomoção para o trabalho. Atualmente, o público se expandiu para jovens com a finalidade de realizar passeios.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.