Manutenção também precisa ser prática
Com o crescente número de pessoas vivendo sozinhas e com o dia a dia cada vez mais corrido, um serviço que tem ganhado espaço no mercado, focado principalmente nos solteiros, é o de limpeza em domicílio. A rede Limpeza com Zelo, por exemplo, que abrirá a primeira unidade franqueada em Fortaleza até o fim de setembro, oferece 12 tipos diferentes de serviços para seus clientes, que não precisam se preocupar com produtos, equipamentos ou qualquer outro item necessário para deixar seu imóvel limpo.
>Preferência é por funcionalidade e pouco espaço
A demanda tem sido tão crescente que, mesmo em um cenário de crise, a rede viu seu faturamento crescer 52% neste ano, segundo informa o fundador da Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat. "Nossa primeira franquia no Nordeste será em Fortaleza, já está fechado. Trata-se de um serviço bastante demandado nos dias de hoje, que visa facilitar o dia a dia de pessoas que moram sozinhas, por exemplo. Esse público responde por cerca de 50% da base de atendimento da marca", comenta.
Opções
Ao todo, a empresa trabalha com os serviços de impermeabilização de sofás, personal organizer, limpeza profunda, limpeza de manutenção, limpeza de janelas, tratamento de pisos, limpeza de abertura, pós-evento, pós-obra, pré-mudança, limpeza antiácaros e também com o serviço de lavanderia.
Segundo Ticoulat, basta o consumidor entrar em contato e agendar uma data. Os preços variam de acordo com o grau de sujeira e conforme o tamanho do ambiente. "Enviamos profissionais treinados com todos os produtos de limpeza e equipamentos necessários. Os serviços mais demandados são: limpeza profunda, que varia de R$ 300 a, no máximo, R$ 500, e a limpeza em locais específicos, como a área piscina, que custa R$ 100 a hora", destaca Renato Ticoulat.
Atualmente, com unidades funcionando em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Limpeza com Zelo tem, em média, aproximadamente 500 pedidos por mês só na capital paulista. "O número chega a 700 em alguns meses", informa o fundador da rede.
Segundo Ticoulat, a intenção é ter um franqueado em todas as capitais brasileiras até o fim de 2017. "Esta tendência de as pessoas morarem sozinhas tem impulsionado o setor. Muitos jovens mudam para as grandes capitais para estudar ou trabalhar e acabam precisando de serviços assim. A procura cresce de 5% a 10% ao ano", comenta o empresário, destacando a participação dos solteiros na demanda do mercado no qual atua.
Impacto das domésticas
Outro fator que impulsionou o mercado de limpeza residencial foi a chamada PEC das Domésticas, promulgada em 2013 e regulamentada em 2015, que tornou mais rigorosos os diretos trabalhistas dos profissionais desta classe, fazendo os patrões recorrerem mais aos serviços terceirizados. Além disso, empresas do setor têm se destacado diante da grande demanda do mercado de limpeza residencial que, até recentemente, não dispunha de um método próprio e inovador especificamente desenvolvido para cuidar desses ambientes, como já acontece nos Estados Unidos e em países da Europa.
Manutenção e reparos
Além da limpeza, outro serviço bastante demandado por quem mora sozinho é o de manutenção e pequenos reparos no imóvel. Em maio último, por exemplo, Fortaleza recebeu a primeira unidade da franquia Praquemarido, que oferece mão de obra capacitada em manutenção e reformas prediais. O catálogo de soluções da empresa inclui serviços de hidráulica, elétrica, alvenaria, pintura, decoração, limpeza de piscinas, limpeza de ar-condicionado, jardinagem, entre outros.
A marca, inclusive, já atua em todo o Brasil há uma década e tem crescido de maneira contínua ao longo dos últimos anos. Segundo a empresária do ramo de construção civil, Samea Aguiar Coelho Frota, responsável por trazer a franquia para a Capital cearense, "o mercado de mão-de-obra em Fortaleza está em expansão, proporcionando surgimento de muitos clientes para a franquia". "A forma de trabalho da Praquemarido vem para suprir as necessidades dessa demanda", afirma. (AL)