Ímpeto de compras para o Dia das Mães registra menor número em 9 anos

O valor médio do presente para data é de R$ 61, representando uma queda real de 15,5% em comparação com o ano passado

Escrito por Redação ,

O ímpeto de compras de presentes relacionados ao Dia das Mães deste ano é o menor da análise iniciada em 2007, pela Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), é o que aponta a pesquisa realizada em abril pela instituição. 

Apenas 6% dos consumidores pretendem gastar mais do que o ano passado, enquanto a proporção dos que preveem gastar menos saltou de 27%, em 2014, para 39% neste ano. 

O valor médio do presente para data é de R$ 61, representando uma queda real de 15,5% em relação ao valor de 2014 e de 20,5% em relação à média dos três anos anteriores. 

O valor médio é crescente com o nível de renda domiciliar. Em 2015, especificamente, a faixa de renda familiar entre R$2.100 e R$ 4.800 mensais exerceu a maior contribuição para a diminuição do preço médio de presentes apurado no ano, com uma variação negativa de 23% em relação a 2014, ao passar de R$68 para R$52.

Vestuário

Os Itens de vestuário (blusas, camisas, vestidos) continuam a liderar a preferência para a ocasião, mas houve queda relativa da proporção de consumidores selecionando esta modalidade em relação ao ano passado, de 51,3% para 50,4% do total. 

Entre os itens mais citados, houve aumento de menções às flores e às joias ou bijuterias como presente para o Dia das Mães. A soma da frequência destes dois tipos de presente, no entanto, ainda é de apenas 9% do total, mais de cinco vezes inferior à proporção de consumidores de itens de vestuário.

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