Ferramentas também geram benefícios aos clientes
Além de gerar resultados positivos para as empresas, os investimentos do varejo em novas tecnologias são fundamentais para melhorar a experiência de compra do consumidor, cada vez mais conectado ao mundo digital e antenado às informações dos produtos que leva para casa. Nesse contexto, a adoção de soluções em automação comercial ajudam a deixar os negócios mais competitivos. Os benefícios são diversos e vão desde a redução de custos até o melhor relacionamento com o cliente.
>Microempresas em transformação
>Setor precisa de mais investimento
Apesar da crise, tendo em vista os benefícios das ferramentas, 87% das empresas brasileiras de diferentes portes e segmentos pretendem investir em inovação tecnológica em 2017. Deste total, cerca de 60% têm intenção de aplicar até 3% de seu faturamento, revela uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).
Das empresas entrevistadas, 79% acreditam que os padrões GS1 podem contribuir com o processo de inovação e citam o uso das soluções oferecidas pela associação. "O País vive um momento de dificuldade econômica, mas também de oportunidade. As empresas precisam investir em novas tecnologias, buscando novas posições no mercado", diz a gerente de Inteligência de Mercado da GS1 Brasil, Marina Pereira.
Ciclo de vida
Segundo ela, quase 90% dos mais de 58 mil associados à GS1 Brasil são micros e pequenos empresários que, ao apostarem em soluções tecnológicas, aumentam a longevidade de seus negócios. Para grande parte desses empreendedores, principalmente os que atuam no setor varejista e fabricam itens artesanais, a implementação do código de barras é um dos principais serviços demandados. "É uma ferramenta que abre portas para que os empresários vendam suas mercadorias no grande varejo, fazendo com que cada produto ganhe uma identidade. O código de barras, assim como qualquer tipo de automação comercial, pode ajudar a dar uma vida maior para as micros e pequenas empresas", acrescenta Marina.
Novos usos
Implantado no Brasil há 33 anos, o código de barras deixou de ser apenas um meio de identificação de mercadorias e vem ganhando novas funcionalidades que beneficiam, principalmente, o cliente.
A pesquisa da GS1 Brasil aponta que, no futuro, 89% dos consumidores entrevistados pretendem usar o código de barras para fazer pagamentos e consultar os preços dos produtos; 83% para comprar no supermercado, em lojas e verificar a validade dos itens; e 79% para ler o rótulo das mercadorias. Isso porque a ferramenta pode ser uma fonte de entrada de informações também nos smartphones.
O estudo ouviu 425 pessoas acima de 18 anos de idade e 550 empresas de todo o País.