Setor precisa de mais investimento
Apesar de reconhecer a importância da inovação e das novas tecnologias para aperfeiçoar a gestão de seus negócios e impulsionar as vendas, o jovem empreendedor brasileiro que atua no varejo ainda precisa investir mais em técnicas e processos inteligentes.
>Microempresas em transformação
>Ferramentas também geram benefícios aos clientes
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todos os estados e no Distrito Federal, 70,3% acreditam que as soluções tecnológicas ajudam a desenvolver empresas e 69,2% dizem que as ferramentas potencializam a lucratividade.
Por outro lado, apenas 50,3% dos jovens empreendedores reconhecem que já adotaram processos e ideias inovadoras em suas empresas, contra 49,7% que admitem não investir nessas soluções. A inovação está mais presente entre os empreendedores com formação universitária, que representam 63,1% dos entrevistados.
Objetivos
Conforme o estudo, 44,3% dos que já adotaram processos e ferramentas inovadoras mencionam ter investido em tecnologias para pagamento, 34,9% em soluções de vendas pela internet e 33,8% utilizaram plataformas tecnológicas para relacionamento com clientes. A pesquisa também revela que 55,3% dos jovens empresários estão dispostos a incorporar novas tecnologias a seus negócios.
As vantagens mais mencionadas são a possibilidade de atrair mais clientes (56,9%), ganhar destaque frente à concorrência (36,7%) e aumentar as vendas (34,2%). A incorporação de novas tecnologias parte, principalmente, da observação da concorrência (16,5%), de pesquisas (16,5%) e navegando pela internet (13,6%).
A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, destaca que as soluções tecnológicas podem ajudar os jovens empresários a reduzir custos e aumentar a produtividade de suas empresas, tornando os negócios mais competitivos. "Se o empreendedor não estiver atento, em pouco tempo, seu negócio pode vir a perder espaço para a concorrência", afirma.
Justificativa
Dos 49,7% que não incorporaram ferramentas tecnológicas, 34% apontam como principal justificativa para não investir em soluções comerciais a falta de tempo, 14% não veem necessidade de inovar no atual momento da empresa e 13,8% não percebem o investimento como algo vantajoso.
Pablo Guterres, presidente da CDL Jovem, entidade ligada à CNDL, reforça que parte dos empresários ainda se fecha para as ferramentas de inovação alegando não ter tempo, dinheiro ou mesmo por comodismo, resistindo em mudar a maneira de gerenciar a empresa.
"Existem inúmeras formas de abordar a inovação e, muitas vezes, ela não implica necessariamente em grandes custos", observa Guterres.
A pesquisa foi realizada com 788 jovens empreendedores de todas as regiões brasileiras, com idade entre 18 e 34 anos.