Como economizar na compra de dólar ou euro

Além das casas de câmbio, é possível pesquisar a cotação de moedas estrangeiras nos bancos em que a pessoa é correntista.

Escrito por Redação ,
Legenda: Outra recomendação é evitar trocar os reais, seja por dólar ou por euro, no país de destino
Foto: Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Mesmo com as restrições para viajar ao exterior, baixa oferta de voos e com o câmbio elevado, é possível começar a se organizar financeiramente para fazer uma viagem internacional.

Uma das principais recomendações para quem ainda não tem os dólares ou euros necessários é ir comprando aos poucos até a data da partida, conforme forem aparecendo oportunidades.

"Para quem vai viajar, o ideal é fazer uma programação de compras e evitar obter tudo no mesmo momento", diz o economista Alex Araújo. "Se a pessoa sentir que há uma boa oferta no mercado, ela pode ir comprando. O importante é fazer uma pesquisa constante nas casas de câmbio e avaliar essas oportunidades de compra".

Araújo diz ainda que o turista deve avaliar a possibilidade de adquirir tanto o papel-moeda como o cartão pré-pago, que oferece maior segurança para o turista.

Além das casas de câmbio, é possível pesquisar a cotação de moedas estrangeiras nos bancos em que a pessoa é correntista. Algumas instituições oferecem essa modalidade com a possibilidade de sacar a moeda estrangeira em caixas eletrônicos. Neste caso, no entanto, é importante observar as tarifas cobradas em cada operação.

Outra recomendação é evitar trocar os reais, seja por dólar ou por euro, no país de destino. Como a moeda brasileira não é forte no exterior, nem tem grande demanda, as taxas costumam ser bastante elevadas se comparadas com as praticadas no Brasil.

Para quem já tem dólares ou euros e ainda vai viajar, mesmo com a possibilidade de lucrar com a expressiva valorização dessas moedas ao longo deste ano, Araújo recomenda manter a moeda até a viagem.

"Para quem comprou antes dessa crise, acabou sendo um grande investimento, mas se você for vender agora, parte dessa vantagem desaparece devido às taxas e impostos", diz.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados