Cliente do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses

Na região Nordeste, 41,1% das companhias se enquadram neste perfil

Escrito por Redação ,

Para não se endividar, o varejista brasileiro precisa se prevenir. Cerca de 33,1% das empresas clientes do setor atacadista apresentam alto risco de crédito, ou seja, têm alta a probabilidade de se tornarem inadimplentes nos próximos seis meses. É o que mostra o estudo desenvolvido pela Serasa Experian.

Esse percentual inclui empresas com falência decretada, autofalência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, que representam 9,8% do total. A chance de inadimplência é ainda maior para as companhias de menor porte: 34,3% das pequenas empresas apresentam alto risco. No caso das que possuem porte médio, a chance cai para 24,3%. 

Na região Norte, 46,9% das companhias se enquadram neste perfil. Em seguida está o Nordeste, com 41,1%, e o Centro-Oeste, com 36,9%. Já no Sul e Sudeste, o número está abaixo da média Brasil. No Sudeste o percentual atinge 29,6% e, no Sul, 29,7%. 

A carteira de clientes do atacado refletiu a queda da atividade econômica e teve alta de 11,7% no número de empresas inadimplentes no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014. Na mesma comparação, a região Nordeste apresentou alta de 16,3%. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.