Ceará fica em 6º do País e 2º do Nordeste em ranking de solidez fiscal
Levantamento da Centro de Liderança Pública define competitividade dos estados

O Ceará ficou em 6° lugar no ranking nacional de solidez fiscal e em 2º no Nordeste, atrás apenas da Bahia. O levantamento de competitividade de estados, realizado pela organização Centro de Liderança Pública, foi divulgado nesta terça-feira (12).
A solidez fiscal é uma das condições para o crescimento sustentado de longo prazo de um país, estado ou município. A organização leva em conta diversos pilares de sustentabilidade fiscal, como taxas de investimentos, solvência fiscal, sucesso do planejamento orçamentário e índice de liquidez.
Em comparação com a edição de 2022, o Ceará subiu dois lugares no levantamento. Foi constatada melhora nos índices de Regra de Ouro e Solvência Fiscal, mas piora na taxa de investimentos.
O governador Elmano de Freitas (PT) celebrou a avaliação do Estado em suas redes sociais, classificando “mais um ótimo resultado para nosso estado”. Ele ressaltou que os compromissos na China devem contribuir para a manutenção da boa colocação.
“Nosso objetivo é justamente atrair novos investimentos para o Ceará e, com isso, gerar empregos e ajudar a melhorar ainda mais a solidez fiscal do Estado. Seguimos firmes”, disse o governador.
Competitividade dos estados
No ranking geral de gestão fiscal do País, o Ceará aparece como 12º estado mais competitivo, tornando-se o representante do Nordeste mais bem colocado.
Veja também
Em relação à edição anterior, o Ceará subiu uma posição, ultrapassando a Paraíba. Quando comparado aos pilares analisados, o Estado também é bem colocado no ranking de Educação, no qual ocupa o 4º lugar.
Veja o ranking geral de competitividade:
- São Paulo
- Santa Catarina
- Paraná
- Distrito Federa
- Rio Grande do Sul
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Ceará
- Paraíba
- Amazonas
- Tocantins
- Pernambuco
- Alagoas
- Rondônia
- Sergipe
- Paraíba
- Maranhão
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Bahia
- Roraima
- Amapá
- Acre